9 de dezembro de 2005

Scooba, lava o chão já!

O Homem criou a máquina para reduzir o seu desgaste biológico, ao mesmo tempo que aumentava a capacidade produtiva. Esperava, com isso, ter mais tempo para o lazer. Mas na verdade, aquilo que se verifica, na maior parte dos casos, é sobrar tempo para trabalhar cada vez mais… Assim, trabalhamos em 1 ou 2 empregos e trabalhamos em casa, ocupando dessa forma as 16 ou mais horas úteis do dia. Por isso, cada vez mais, as pessoas começam a perceber as vantagens dos robots domésticos (aqueles que se preocupam com a higiene doméstica!). Há alguns anos atrás a relutância face a estas máquinas era enorme, mas agora é uma área em franco crescimento (o Roomba, vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2 anos).
Os engenheiros e designers envolvidos na concepção deste tipo de produtos analisaram, cuidadosamente, as necessidades de higiene doméstica e concluíram que a tarefa de lavar o chão levanta alguns problemas:
a) a água fica suja rapidamente, bem como a esfregona, acabando por espalhar o lixo em vez de o remover;
b) é necessário transportar um balde com 7 ou mais litros de água, o que significa um peso considerável;
c) a limpeza do balde e da esfregona é muito desagradável e pouco eficaz;
d) pessoas com dificuldades motoras (idosos, doentes com artrite, pessoas com problemas de coluna, etc.) não podem efectuar estas tarefas, ou estão sujeitos a grande sofrimento para o fazer.
Neste sentido, para responder a estas necessidades, e para contentamento dos calões, criaram o Scooba, o 1º robot doméstico que lava o chão . Este robot, muito semelhante ao seu antecessor, o Roomba, tem o aspecto de disco voador e promete reformar as esfregonas de muitas casas. É fácil de usar e está adequado para pavimentos de cerâmica, linóleo ou pedra natural e madeira.
















O Scooba funciona da seguinte maneira:
1º aspira todo o lixo, poeiras e pequenas areias do chão;
2ª enxagua o chão, usando uma solução de limpeza designada por Clorox;
3º esfrega o chão para remover nódoas e lixo agarrado;
4º Enxuga o chão, removendo a solução suja, deixando o chão limpo e seco.
Devido à sua reduzida altura consegue ir debaixo da maioria dos móveis. Também vem equipado com sensores que o impedem de cair pelas escadas ou de ficar preso em cantos recônditos. Consegue determinar a configuração da divisão e não deixa ficar nenhuma parte por limpar, aliás, até passa mais do que uma vez pela mesma área. Para impedir que ele passe para outras divisões pode ser instalado um dispositivo, que cria uma barreira invisível, que o robot não ultrapassará. Se o Scooba se meter em apuros irá desligar-se automaticamente.

Aqueles que já o usaram afirmam que não faz um trabalho perfeito, mas é muito aceitável. Ele próprio é muito fácil de limpar e manter. As suas peças desmontam-se com facilidade e podem ir, na maioria, à máquina de lavar.
Como é um robot, basta carregar no botão e ele fica a fazer a limpeza. Não reclama, não pede ordenado nem aumento, não diz que está cansado ou que tem que ver o futebol na tv.
Outros robots domésticos virão num futuro próximo. O Scooba custa $399.99 ou 342€.

Se me perguntarem… eu digo que já escrevi ao Pai Natal a pedir um Scooba…por causa das minhas costas, claro ;)

Sem comentários: