6 de dezembro de 2005

Psicologia cognitiva

Sternberg, Robert J., (2000). Psicologia Cognitiva. Tradução de Maria Regina Borges. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. ISBN: 85-7307-657-7.

(Capa da versão em inglês)
A Psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. Ou seja, as várias áreas de estudo, dentro da psicologia cognitiva, são as bases biológicas da cognição, as imagens mentais, a atenção, a consciência, a percepção, a memória, a linguagem, a resolução de problemas, a criatividade, a tomada de decisões, o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo ao longo da vida, a inteligência humana e artificial, entre outros aspectos do pensamento humano.

A psicologia cognitiva é importantíssima para o design, não só porque permite ao designer conhecer as capacidades e limitações cognitivas, dos potenciais utilizadores dos seus projectos, mas também porque fomenta o auto conhecimento, ajudando o designer a tirar o máximo proveito das suas capacidades intelectuais.

Existem diversos livros excelentes sobre esta temática. O maior obstáculo poderá ser a falta de manuais traduzidos para o português. Uma excepção é o livro de Sternberg, professor da Universidade de Yale. É um manual actualizado, bastante extenso, bem organizado e cheio de exemplos. Óptimo para quem se inicia nesta temática, como é o caso dos alunos de design.

Sem comentários: