Jordan, Patrick W. (2002), Designing Pleasurable Products: An Introduction to the New Human Factors. CRC.
Este livro aborda o uso, cada vez mais intenso e poderoso, da ergonomia no processo de design. Um processo criativo que dá cada vez mais importância ao utilizador, considerando-o uma peça fundamental e imprescindível para o sucesso das soluções propostas. O utilizador é cada vez mais activo, participativo, exigente e cada vez menos o consumidor passivo que compra tudo, sem critérios. Por isso, o sucesso do design contemporâneo de produtos, não depende apenas da sua funcionalidade, da sua qualidade técnica, usabilidade ou preço, mas antes da sua capacidade de agradar, de dar prazer a quem o usa. O apreço que sentimos pelos objectos é cada vez mais um factor de sucesso. Neste sentido a concepção deve adoptar uma abordagem holística do produto, entendendo que este deve constituir, sobretudo, uma alegria para o seu dono.
O livro, muito curioso, oferece-nos um enquadramento prático da questão e discute algumas técnicas de design.
Palavras chave: especificação dos benefícios dos produtos; produtos atraentes e agradáveis; como agradar aos sentidos; prazer obtido pelo uso dos produtos; criatividade participativa.
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