13 de janeiro de 2006

Um mundo diferente.

















Soube, através de uma amiga, que foi lançado o primeiro site internacional para surdos, na passada quarta, 11 de Janeiro de 2006. Fiquei muito curiosa e fui lá dar uma olhadela... O site chama-se Deaf-blogs.com e reúne blogs, com imagens e vídeos. Foi pensado por um grupo britânico, de pessoas com deficiência auditiva, cujo objectivo era criar um site na Internet que permitisse a todos, com o mesmo problema, compartilhar suas experiências. A blogosfera tem privilegiado sobretudo o suporte escrito e fotográfico mas, graças ao avanço tecnológico, agora também já é possível o uso do vídeo. Este último suporte permite que as pessoas surdas comuniquem, na Internet, através da linguagem gestual.
Alison Bryan, a criadora do site ambiciona que ele "reagrupe os sites das pessoas surdas e as anime a publicar suas próprias reflexões, de maneira independente".

Ora aqui está um belo exemplo de como, as tecnologias da informação e da comunicação, podem ser usadas para derrubar as barreiras à integração das pessoas com deficiência, reduzindo a sua exclusão. No meu entender, o passo seguinte deveria ser a inclusão, cada vez mais comum, de vídeos deste tipo nos sites. Dessa forma não haveria distinção entre utilizadores com deficiência e sem deficiência...

Sem comentários: