3 de janeiro de 2006

Ergonomia e lesões lombares

Khalil, T. M., Abdel-Moty, E. M., Rosomoff, R. S. & Rosomoff, H. L. (1993), Ergonomics in Back Pain: A Guide to Prevention and Rehabilitation. Wiley.

Para quem está envolvido na concepção de postos de trabalho, assentos, mesas ou máquinas, é importantíssimo saber qual a postura correcta, que o utilizador deverá adoptar, de forma a maximizar o desempenho e minorar o desgaste biológico.

Se a interacção entre o Homem-Tarefa-Equipamento não estiver optimizada ocorrerá um stress postural desnecessário e potencialmente perigoso, em particular para uma estrutura anatómica muito importante, mas também muito sensível, a coluna vertebral. As dores nas costas são uma das principais causas de sofrimento, de elevados gastos médicos e de fraca produtividade.

Através de uma abordagem multidisciplinar, profusamente ilustrada, este livro foca o problema das lesões músculo-esqueléticas em geral e, em particular, das lesões lombares. São apresentados os princípios gerais da ergonomia e da biomecânica, bem como as suas aplicações na prevenção e reabilitação das lesões lombares. É dada ênfase ás metodologias ergonómicas, tais como a análise do desempenho humano e a abordagem das capacidades funcionais. Também são apresentadas formas para conceber postos de trabalho, para planear tarefas, de forma a minimizar o desgaste postural e melhorar o desempenho. No livro é discutida a origem das dores lombares, dos eventos que podem, potencialmente, provocar a lesão e as consequências que daí resultarão para os trabalhadores. São ainda apresentados dados epidemiológicos que demonstram os efeitos devastadores das dores lombares na economia, na indústria e nos cuidados de saúde em geral.

Este livro foi escrito a pensar nos ergonomistas, fisioterapeutas, engenheiros, designers e todos os profissionais que lidam com pessoas com necessidades especiais.

Sem comentários: