



E se, de repente, as janelas da nossa casa se abrissem, tal gavetas, e se transformassem em varandas?
Qual seria se sensação?
Pois, eu não sei, mas gostava de experimentar…
O atelier de arquitectura –Hofman Dujardin Architects de Amesterdão, Holanda, inventou a janela Bloomframe. Este invento, por enquanto ainda só um protótipo, permite a transformação de uma vulgar janela numa varanda. Com um simples movimento, podemos passar do interior para o exterior. Esta transformação pode ainda criar um efeito espectacular nas fachadas dos edifícios.
O único aspecto menos positivo, nesta proposta, é a reduzida abertura envidraça, que fica disponível quando a janela é janela. Entendo que isso se deve à necessidade do pavimento da varanda ser opaco, para evitar as vertigens, mas acho que é desperdiçar luz natural…
3 comentários:
Aqui está uma excelente ideia para acabar com as invasões de "marquises" em Portugal. Srs Arquitectos tomem nota!
PARABÉNS! VIVAM AS MARQUISES GAVETAS!
Acho que dava medo. Vertigens! Uma coisa é estar numa varanda que, por uma razão infundada e irracional, consideramos a extensão do piso do resto da casa. Outra é abrir-se uma janela (ainda mais se fôr toda de vidro) e entrar para dentro.
Digamos que, se fossem construidas em Portugal pelas mesmas pessoas responsáveis pelas obras do metro na estação da Praça do Comércio, não entrava nelas.
Enviar um comentário