30 de março de 2007

Companhia de dança Pina Bausch



É sempre com a maior das honras que Portugal acolhe os espectáculos desta famosíssima companhia de dança, que nos revisita nos próximos dias 5 a 8 de Abril, no Teatro Camões, em Lisboa com o seguinte programa:

"For the Children of Yesterday, Today and Tomorrow",

Esta peça estreada a 25 de Abril de 2002, no Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, tem a direcção e coreografia de Pina Bausch, a cenografia de Peter Pabst, os figurinos de Marion Cito e a colaboração musical de Matthias Burkert e Andreas Eisenschneider.

Um dia o Sol ficou enredado numa árvore e a Terra mergulhou na escuridão. Para salvar o mundo, o pequeno esquilo roeu dia e noite os ramos da árvore e perdeu o pêlo e a cauda devido ao calor abrasador do sol. Mas, o esquilo continuou insistentemente até libertar o corpo celeste. Como recompensa o sol ofereceu à criatura calva o sonho do voo e o esquilo tornou-se no primeiro morcego.Assim nasce o Mito Nativo Americano, How the Bat Came to Be.

Esta lenda cheia de esperança, compaixão e altruísmo e que representa o melhor existente em cada um de nós, foi parte da inspiração de Pina Bausch para For the Children of Yesterday, Today and Tomorrow.

O poder teatral de For the Children of Yesterday, Today and Tomorrow está à altura das primeiras peças de 1980 como Café Müller, Bluebeard e Sagração da Primavera.

Embora esta peça não seja acerca de crianças, tem a qualidade de um conto de fadas, uma história para adormecer ou uma lenda – ou mesmo todas elas em sucessão. Como o título sugere, é um espectáculo que apela à criança existente em cada um de nós, à criança que fomos, à criança que tivemos ou que poderemos vir a ter.

Sem comentários: