21 de novembro de 2008

curiosidades # AIGA


A AIGA (American Institute of Graphic Arts), no ano e 1974, em cooperação com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América criou 34 símbolos para passageiros e utilizadores de aeroportos. Estes símbolos foram desenhados apenas para uso pedestre.
O objectivo do projecto foi desenhar/ produzir um grupo consistente e coerente de símbolos que atenuasse as dificuldades da língua, de modo a simplificar as mensagens básicas utilizadas nos aeroportos domésticos e internacionais.
Foi feiro um levantamento exaustivo dos símbolos existentes e dos seus conceitos e posteriormente introduzir/ propor novos símbolos em falta. (...)
Foi feito um inventário a nível mundial de 34 “mensagens” utilizadas pelas instituições de transportes, aeroportos, caminhos de ferro, gares marítimas, etc, de modo a cruzar todos os símbolos existentes.
O objectivo seria no final do projecto ter um sistema de pictogramas que pudessem ser aplicados nestas instalações e em eventos internacionais como por exemplo os Jogos Olímpicos. (...)
O objectivo da recolha dos vários pictogramas usados a nível internacional seria para descobrir ou avaliar se existiam conceitos relevantes e coincidentes nas várias culturas. Estes conceitos seriam classificados como suficientes ou não para uso nos aeroportos, por exemplo.
Caso não fosse satisfatória avaliação deste ou doutro símbolo, seria proposto um novo símbolo de modo a satisfazer o utente. (…)
A avaliação foi feita de duas formas:
01 – Usando o inventário como guia, em que cada membro das várias organizações que forneceram os símbolos, os avaliaram sem trocar impressões entre si.
Usou-se uma escala de 1 a 5 em que 1 representava a fraqueza/ fragilidade e 5 a força.
Cada símbolo foi avaliado segundo as três dimensões definidas por Charles Morris: Semântica, Pragmática e Sintaxe.
02 – Posteriormente o comité de avaliação classificou os símbolos em termos conceptuais, através da discussão e troca de impressões entre os vários indivíduos envolvidos no processo de avaliação.

in Symbol Signs: The development of passenger/ pedestrian oriented symbols for use in transportation-related facilities, American Institute of Graphic Arts – AIGA, 1974

Sem comentários: