7 de novembro de 2008

Sabiam que... # Diferenças culturais afectam a percepção das emoções

# Sabiam que a cultura pode influenciar a percepção das emoções expressas no rosto?

Que a cultura afecta a forma como percepcionamos o mundo, sobretudo em termos visuais, já todos sabíamos mas um estudo recente, sobre a influência do contexto social sobre a percepções das emoções, veio revelar algumas diferenças curiosas entre ocidentais e asiáticos...

Parece que, ao observar uma imagem de um individuo, os ocidentais revelam uma tendência para se focarem neste, ignorando, ou desvalorizando a envolvente, enquanto que, os asiáticos fazem o inverso, isto é, consideram a imagem total do contexto de igual forma.

Para chegar a estas conclusões os investigadores exibiram, aos participantes da experiência, conjuntos de imagens (cartoons) manipuladas contendo uma pessoa em primeiro plano sobre fundos distintos. Os diversos fundos continham 4 figurantes com expressões diferentes (felicidade, fúria e tristeza).


Figura 1. Imagem usada como estímulo (figura asiática no centro) no estudo.

A hipótese central do estudo foi que a percepção do estimulo seria diferentes entre Norte Americanos e Japoneses. Sendo que, os Americanos iriam inferir a emoção dos sujeitos focando-se apenas pessoa em primeiro plano, enquanto que, os Japoneses, se focariam no contexto social global.

Os resultados confirmaram essa hipótese.
Quando questionados sobre qual era o estado de espírito do figurante principal, cerca de 75% dos Japoneses indicaram que a sua percepção havia sido influenciada pelas expressões daqueles que estavam por detrás dele. Em oposição, cerca de 75% dos Norte-Americanos disseram que, esses figurantes não haviam produzido qualquer efeito.

Numa segunda parte do estudo, a avaliação dos movimentos dos olhos dos participantes (usando eye-tracking) confirmou estes resultados, ao revelar que os Japoneses visualizaram a imagem toda, enquanto que, os Americanos se concentraram sobretudo na figura em primeiro plano.

Outros estudos serão necessários para aprofundar estas suposições e permitir a generalização dos resultados mas, parece que a educação e cultura orientais estimulam os indivíduos a serem sensíveis a questões holísticas...

Suponho que este conhecimento poderá ter implicações práticas, interessantes, para o design de comunicação, especialmente quando este pretende atingir o mercado gobal (por exemplo, ao nível da publicidade)...

Como será a percepção das emoções feita pelos Portugueses?...

"Abstract:
Two studies tested the hypothesis that in judging people’s emotions from their facial expressions,Japanese, more than Westerners, incorporate information from the social context. In Study 1, participants viewed cartoons depicting a happy, sad, angry, or neutral person surrounded by other people expressing the same emotion as the central person or a different one. The surrounding people’s emotions influenced Japanese but not Westerners’ perceptions of the central person. These differences reflect differences in attention, as indicated by eye-tracking data (Study 2): Japanese looked at the surrounding people more than did Westerners. Previous findings on East–West differences in contextual sensitivity generalize to social contexts, suggesting that Westerners see emotions as individual feelings, whereas Japanese see them as inseparable from the feelings of the group."

Ler artigo (PDF) | Referência:
Masuda, T., Ellsworth, P. C., Mesquita, B., Leu, J., Tanida, S. & Veerdonk, E. V. (2008). Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 99, No. 3, 365-38.

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