12 de novembro de 2008

Dieta nos formatos torna material ilegível!...

No dia Mundial da Alimentação, que se comemorou no passado dia 16 de Outubro, voluntários, ao serviço da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), distribuiam folhetos nas zonas mais frequentadas da cidade de Lisboa. Aceitei um desses papéis e, para meu espanto, a informação que ele contem é quase ilegível, de tão pequena que é.


Tirei esta fotografia, com uma lapiseira ao lado, para que tenham uma melhor noção de escala. O pequeno folheto tem as dimensões de 12,3x16,2cm, o que é menos de metade de uma folha A4.

Eu suponho que a escolha deste formato teve que ver com questões de "dieta" mas, ao nível dos orçamentos... Até porque, dá a ideia que este "layout" foi feito para um formato maior e reduzido, posteriormente, sem qualquer adaptação, ou ajuste, ás novas medidas.
Um erro tremendo!

Uma análise cuidadosa, ao dito folheto, irá revelar sem dúvida, um pequeno role de outros problemas e incorrecções no design deste produto de comunicação. Mas, não me irei prolongar nesta questão... esse é um bom exercício para as aulas de introdução ao design de comunicação.

Não tenho dúvidas nenhumas sobre a importância e utilidade da informação que a APD quis transmitir a todos os Portugueses mas, desta forma, o destino mais certo deste material é o lixo mais próximo. O que, suponho eu, seja o fracasso das intenções que moveram a associação quando planeou esta campanha. Para além do mais, numa época em que a imagem de marca é vital para o sucesso, esta foi uma mancha negra na imagem que a APD pretende transmitir. :-(

Pergunto eu: porque não recorreu a APD aos serviços de um designer qualificado?
Se o fez, então, aceite a minha sugestão - nunca mais lhe peça trabalho...
Sugestão para acções futuras: façam bem feito ou, pensem no planeta antes de fazer mais lixo!...
.

Sem comentários: