
Tirei esta fotografia, com uma lapiseira ao lado, para que tenham uma melhor noção de escala. O pequeno folheto tem as dimensões de 12,3x16,2cm, o que é menos de metade de uma folha A4.
Eu suponho que a escolha deste formato teve que ver com questões de "dieta" mas, ao nível dos orçamentos... Até porque, dá a ideia que este "layout" foi feito para um formato maior e reduzido, posteriormente, sem qualquer adaptação, ou ajuste, ás novas medidas.
Um erro tremendo!
Uma análise cuidadosa, ao dito folheto, irá revelar sem dúvida, um pequeno role de outros problemas e incorrecções no design deste produto de comunicação. Mas, não me irei prolongar nesta questão... esse é um bom exercício para as aulas de introdução ao design de comunicação.
Não tenho dúvidas nenhumas sobre a importância e utilidade da informação que a APD quis transmitir a todos os Portugueses mas, desta forma, o destino mais certo deste material é o lixo mais próximo. O que, suponho eu, seja o fracasso das intenções que moveram a associação quando planeou esta campanha. Para além do mais, numa época em que a imagem de marca é vital para o sucesso, esta foi uma mancha negra na imagem que a APD pretende transmitir. :-(
Pergunto eu: porque não recorreu a APD aos serviços de um designer qualificado?
Se o fez, então, aceite a minha sugestão - nunca mais lhe peça trabalho...
Sugestão para acções futuras: façam bem feito ou, pensem no planeta antes de fazer mais lixo!...
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