12 de dezembro de 2005

WC de emergência

Muitos se lembram dos banquinhos de cartão, tão populares nas longas filas da Expo 98. E se agora pudessem comprar uma sanita segundo a mesma filosofia? Ou seja, uma sanita efémera, totalmente reciclável e biodegradável. Uma sanita de emergência que pode ser usada nos sítios mais remotos, mesmo onde não há água.























A UnBathroom, que é o nome deste equipamento, é fabricada em cartão canelado encerado, para resistir ás condições atmosféricas adversas, e tem uma montagem muito fácil... Esta sanita pode ser espalmada para facilitar o transporte e o armazenamento. O seu revestimento interno, em plástico, que equivale ao contentor, pode ser selado para ser depositado, mais tarde, no lixo sanitário. Depois de usados os revestimentos interiores, e por questões de higiene, a base em cartão pode ser reciclada. A altura da sanita pode ser ajustável, para idosos ou deficientes, ao ser colocada sobre qualquer superfície estável.

Ao criar esta sanita de emergência, William Hsu, estudante do Art Center College of Design, Pasadena, CA, ganhou uma menção honrosa atribuída pela I.D. em 2004.
A abordagem feita por William Hsu, à questão sanitária, revela um pensamento global e sistémico muito bom e que falta a muitos alunos de design. Este projecto impressiona pela simplicidade da solução, mas também pela forma como lida com os desperdícios. A informação aplicada é apenas a essencial, não possui material gráfico excessivo.

Fico espantada pelo nível de projecto destes alunos… O que acaba por levantar algumas questões problemáticas. Será que fazer estruturas em palitos, ou escadas industriais são temáticas correctas para ensinar alunos de design??? Poderíamos, ou não, fazer mais e melhor pelo ensino do design?
Aqui fica a questão para reflexão…

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez verifica-se que a problemática existente num projecto de design torna-se cada vez maior e mais interessante quanto mais "simples" for o problema a resolver. O facto de andarmos a redesenhar o que outros já fizeram vezes sem conta e que por vezes ultrapassam as competências do "gozo" do design, deixa-nos a pensar que algumas "almas iluminadas" já deveriam ter sido apagadas....à mto.
Viva a força na diferença !!!

Atom Ant disse...

O problema maior é que quem cala consente... o que significa, no final de tudo, que somos co-responsáveis pelo actual estado do design em Portugal. Talvez seja esse o objectivo de quem quer que a concorrência seja sempre pequena...quem quer travar o surgimento de novos talentos, que lhes façam sombram!!! São gente pequena e mesquinha mas, infelizmente, poderosa...

Alfacinha de Portugal disse...

Interessante! Fascinante! O universo das sanitas é imensamente criativa! Urra!!

Adorei...