17 de janeiro de 2006

Design Urbano Inclusivo

Greed, Clara (2003). Inclusive Urban Design: Public Toilets, 1 edition, Architectural Press.

Não se deixem levar pelo título…
Numa primeira impressão poderiam pensar: “Que horror, que chatice, ler um livro sobre casas de banho públicas...baahhhh!...” Mas estão completamente equivocados. Na verdade, este livro fornece orientações úteis para a concepção de sanitários públicos inclusivos, ou seja, acessíveis a todos, mesmo àqueles com necessidades especiais.

Pensado para arquitectos, designers, responsáveis camarários, legisladores, entre muitos outros intervenientes na concepção e fiscalização do espaço urbano, este livro aborda o grave problema da desadequação dos sanitários públicos às necessidades dos cidadãos, discutindo qual deve ser o papel do design urbano na procura de soluções satisfatórias.

Podemos encontrar, neste livro, informações úteis e conhecimentos práticos sobre todos os aspectos relacionados com a concepção dos sanitários públicos incluindo: a concepção dos edifícios, a localização dos sanitários, a segurança, a saúde e higiene, o layout dos espaços, a acessibilidade e a discriminação dos deficientes, entre outros aspectos. Para além disso são mostrados diversos exemplos internacionais, de espaços sanitários, o que nos permite ter uma ideia comparativa daquilo que se faz, a este nível, por esse mundo fora.

Na minha opinião, uma das grandes conquistas deste livro será o reconhecimento de que, algumas questões do design urbano, podem ter resultados muito melhores se forem pensadas por equipas multidisciplinares!... Teríamos certamente espaços urbanos, sanitários ou outros, de maior qualidade e muito mais amigáveis se, os arquitectos, os designers de ambientes, os designers industriais, os ergonomistas, os engenheiros e os técnicos de saúde pública trabalhassem em conjunto, em prol do bem-estar e qualidade de vida de todos.
Essa é a grande lição que este livro nos ensina...

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Atom Ant!
Obrigada!
Que grande a minha admiração por ti!
Beijinho