19 de setembro de 2006

Identidade televisiva a 4D

Joan Costa (2005). Identidad Televisiva en 4D. Grupo Editorial Design. ISBN: 99905-0-806-2

E se, de repente, as diversas televisões perdessem as suas imagens de marca? Se apagasse-mos as suas identidades gráficas? Como reagiriam os espectadores? O que aconteceria ao mercado audiovisual?
Será que a identidade visual dos canais de televisão funciona de forma semelhante à das restantes marcas que inundam o nosso quotidiano, ou, haverá diferenças? Se sim, que diferenças? Porquê? Fazer o design dessas marcas é diferente? Se é diferente, como é que se faz?




Joan Costa mostra-nos, neste livro, como é diferente o design para a Tv. É diferente porque é um design a 4 dimensões e não a 2 ou a 3, como habitual. Neste tipo de design é preciso criar levando em conta a dimensão tempo. Nesta obra, Costa mostra-nos o impacto que isso tem sobre o design, como esta dimensão temporal torna este tipo de design muito específico e particular.

O autor pretende, com este livro, criar um corpus teórico sobre esta nova área inexplorada. Costa vem propor método a uma área onde existe prática sem teoria, falando de como o grafismo constrói a identidade e estilo televisivo. É uma excelente abordagem à prática do design multimédia, onde se fala da imagem corporativa das televisões, dos genéricos dos seus programas e do estilo geral de comunicação de cada canal. É, contudo, um ensaio caleidoscópio, que combina história, sociologia, criatividade e pragmatismo. Oferece-nos ainda uma selecção dos sistemas gráficos de alguns canais mundiais, tudo reproduzido a cores.

Se eu pudesse, oferecia muitos exemplares deste livro aos designers que trabalham para alguns canais nacionais e internacionais, com destaque para os da TVI… bem precisam :-(

Índice:
1. La galaxia TV: Del grafismo al diseño. De la imprenta a la televisión; El efecto Gutenberg; Behrens y Neurath, los padres de la identidad corporativa; El espíritu Design; La era electrónica; El largo camino de la TV; El principio de Guyé en el diseño TV; Una práctica sin teoría; La tecnificación o el hombre emisor de imágenes.
2. Televisión y vida cotidiana: La extraña lucerna; Del mueble a la pantalla; Del electrodoméstico a la hipertecnología; Los mecanismos de la fascinación; Mitologías e idolatrías; De las motivaciones; El consumo perceptual; Televidente, televisor y telemando; El perfil sociológico de las cadenas.

3. La 4ª Dimensión: Sobre la identidad gráfica; Semejanzas y diferencias; El sistema de la identidad televisiva; La identidad verbal; La dimensión gráfica 2D; Expresión de la Forma y el Color; La dimensión volumétrica; El Tiempo se hace visible; Las variables temporales; El Tiempo se hace audible; El packaging gráfico de las cadenas.
4. El mundo de la gráfica televisiva: La imagen electrónica; El sector del diseño televisivo; Las oportunidades profesionales; Perfil del diseñador televisual.
5. Diseño TV en vivo: Zapping; Globo TV Brasil; Telecinco, la estrategia de un cambio exitoso; Zeligstudio; Canal Sur TV; Flaix TV; Fórum Mundial de las Culturas Barcelona 2004; Grupo Televisa; Telefe, Argentina; La cadena local Barcelona Televisió; Canal + Francia 191Canal + España; El Departamento de Diseño por dentro.
6. La imagen global de las televisiones: Teoría de la imagen global; El rol del diseño en la imagen global; La función de la identidad; La función de la continuidad; La función marcaria; Sobre el estilo; Vayamos al fondo de la cuestión;


Link interessante: http://www.foroalfa.com/A.php/La_guerra_de_las_moscas/19

2 comentários:

Anónimo disse...

Joan Costa!
O Homem dos meus sonhos!...

Estou brincando e na verdade não estou. Para mim este senhor é o autor de livros de design de comunicação visual mais rigoroso que eu conheço.
É o melhor professor que eu tive e vou tendo.
ADORO-O!..., muito, muito, muito.

Não conhecia este livro dele, deve ser novo e já agora aproveito para passar a publicidade de duas publicações relativamente recentes deste grande senhor:

COSTA, Joan, La imagen de marca, un fenómeno social, Barcelona, Paidós Diseño 02, 2004, 2000 páginas.

COSTA, Joan, La Esquemática, Visualizar la Informacíon, Paidós Estética, nº26, Barcelona, Paidós Ibérica, 1998, 222 páginas.

Obrigada, Atom Ant!
Beijo

Atom Ant disse...

Olá Fabs...
Aqui fica um desafio: quando te apetecer,faz uma pequena recensão desses livros e manda-a para a publicarmos no nosso blog.

Seria muito bom receber o contributo de mais designers neste nosso projecto informativo de grupo!!!
Que tal?
Assim poderiamos alargar mais os nossos horizontes e saberes...
Mas se não aceitares o desafio... não vamos levar a mal ;)