Otl Aicher desenvolveu para os jogos olímpicos de Munique um sistema de pictogramas onde se percebe claramente toda a rigidez de uma grelha desenhada anteriormente. Com apenas três tipos de linhas (45º, 90º e 180º), este designer conseguiu uma linguagem Universal pictográfica entendida de forma transcultural. Aicher consegue uma demonstração em grande escala da abordagem sistémica ao design gráfico. Esta manifestação gráfica foi concebida para resolver os problemas de comunicação. Claramente influenciado pelo trabalho de Masaru Katzumie que este último desenvolveu para os Olímpicos de Tóquio em 1964.
A partir de 72, os pictogramas de Aicher não sofreram alterações para os Olímpicos seguintes. Montreal usou exactamente os mesmos de Munique. Poucas alterações tiveram os desenhos de Aicher durante quase uma década. Foi em Barcelona que se percebeu uma ligeira mudança, por intermédio de Josep. M. Trias. Este no entanto continuou a usar uma grelha geométrica e dividiu o corpo humano tal como Aicher o tinha dividido: cabeça, tronco e membros. Elementos estes que se encontram sempre (ou quase sempre) afastados em todos os pictogramas.
Um exemplo a seguir!
Pictogramas:
Munique, 1972, Otl Aisher (à esq.)
Tóquio, 1968, Masaru Katzumie (à dir.)
2 comentários:
Apesar de serem velhinhos, estes pictogramas são fantásticos!!! São dos melhores. Uns verdadeiros clássicos.
Estou estudando a respeito de Otl Aicher...
fiquei fascinada com os pictogramas!
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