26 de setembro de 2006

Otl Aicher - Tipografia

Aicher, Otl (2004). Tipografia. Editorial Campgrafic.
ISBN: 84-933446-2-1

NOTA do editor sobre o livro:

“Tipografía es uno de aquellos libros en los que a cada párrafo surge una reflexión nueva, una tesela que conforma la imagen de conjunto: una unidad cultural que parte de quien se ha enfrentado a las propuestas de su tiempo desde un posicionamiento claro.El lector agradece el acompañamiento de Aicher por los procelosos campos de la cultura, el poder, la imagen, el arte y la experiencia para desembocar en la tipografía como síntesis de cuanto antes ha sido base para la reflexión.En este libro, Otl Aicher traza un recorrido por las necesidades que debe cumplir una imagen (sea ésta un logotipo o una tipografía) para alcanzar su optimización, es decir la excelencia, partiendo para ello del funcionalismo que debe conseguirse con la imagen”.

Índice:

- Introdução: A linguagem antecede a escrita; Quanto livre é a liberdade? História; Diferentes aproximações à história; Diferentes sistemas de escrita; Os grafemas e os pictogramas; A escrita cuneiforme; Dos hieroglifos ás letras; Surge o nosso allfabeto; Regressamos às imagens.
- A tipografia e a imagem do mundo: As maiúsculas e os substantivos; Tipografia e liberdades civis; A sociedade da informação; A palavra impressa: voo analógico, tartamudeio digital; O disparate actual.
- A retórica: Culturas linguísticas; A retórica visual; Tipografia e arte.
- Leitura e legibilidade: A economia ocular; Legibilidade; O que acontece quando lemos? A direcção da leitura; Tamanho de letra; O espacejamento; Que quantidades suportamos? Linhas e colunas; Negro sobre branco; Falar e mostrar.
- A nova escrita: A guerra tipográfica; A Times e a Univers; Um novo tipo de letra; A formação das patilhas; A semiromana.
- A compaginação: Sistemas de compaginação; Métrica e tecnologia; Medidas tipográficas; Do chumbo ao laser; O caos tipográfico e uma nova tipografia.

2 comentários:

CORTO MALTESE disse...

Belo post!
No entanto este senhor destaca-se sim , mas é pelo seu trabalho notável nos Olímpicos de Munique!

art laca disse...

Sim! Mas, neste trabalho também houve uma contribuição bastante interessante... belo livro!