8 de setembro de 2006

INDEX / Simple Toilet


O tema dos sanitários de emergência, ou temporários, já foi abordado anteriormente neste blog em Sanita de emergência em cartão e Wc para automóveis. Mas, o Simple Toilet, concebido pelo designer Andrej Pretnar, da Eslovénia, em 2005, destaca-se de todos os outros por ser montado, em poucos minutos, com objectos comuns ou desperdícios. A ideia é criar uma sanita de emergência que pode ser usada em situações onde há pouca água disponível, pois só necessita de um copo de água para funcionar.
Este produto consiste num balde comum, um saco de plástico, e um arame. O balde é usado como reservatório, mas pode ser um jarro de barro ou qualquer outro reservatório disponível localmente. O saco de plástico é cortado na forma de funil e deve ser inserido no balde para formar uma tigela flexível. Este funil pode ser fixado ao balde com uma tampa, com fita-cola ou um cordel, conforme os materiais disponíveis. É também usada uma alavanca, feita de arame, para fechar e abrir o funil. Como se trata de um saco de plástico, este pode ajustar-se naturalmente aos gases produzidos no interior do reservatório. É muito fácil de limpar e de substituir. É um sistema, muito barato, livre de odores, portátil e pode re-usar água.

O seu uso pode permitir ás pessoas, em situação de emergência, melhorar as suas condições de vida imediatamente, sem depender da ajuda do exterior. Para países subdesenvolvidos pode ser uma solução de uso a longo prazo.

Links:
http://www.worldtoilet.org/design/design_Hand_made_simple_toilet.htm
http://www.itdg.org/?id=tech_info_emergencies
http://www.irc.nl/content/view/full/2594
http://www.studio.moj.net/

Sem comentários: