11 de setembro de 2006

INDEX / Harmony Toilet Seat

O que mais se pode pedir a uma tampa de sanita? Não no sentido estético, ou dos materiais, mas quanto à sua funcionalidade. Para quem não costuma fechar a tampa provavelmente nada mais mas, para os outros, alguma coisa se pode melhorar. Por exemplo, poderemos evitar inúmeras zangas familiares que começam por causa da velha questão de não teres fechado a tampa, ou, de teres pingado a tampa…Daí o nome harmony... ;)
A proposta que hoje apresento, a Harmony Toilet Seat , da autoria da designer Senka Batarelo, da Croácia, é uma versão melhorada da tampa de sanita tradicional que torna o seu uso mais prático, simples e higiénico. Na sua essência, esta solução melhora a qualidade de vida ao evitar o contacto directo das mãos com a tampa, tal como já acontece com os baldes do lixo com pedal (não os outros).


Esta solução, que consiste em 2 pedais que controlam a abertura e fecho da tampa, poderá ser usada em casa ou em sanitários públicos. O seu uso é básico: o pedal esquerdo levanta apenas a tampa, que permanecerá aberta até se carregar nele novamente, por sua vez, o pedal direito ergue as 2 partes da tampa, que permanecerão assim enquanto o pedal estiver para baixo. Ao remover o pé do pedal tudo desce para a posição de fechado.


O sistema pode ser fabricado em diversos materiais, desde que sejam leves e de fácil manutenção.

Apesar de não ter sido pensada, de raiz, para pessoas com deficiência, poderá ser facilmente adaptada para esses casos.
Existem pequenas soluções que podem resolver grandes problemas…

Links: http://www.dinkobatarelo.com/harmonytoiletseat.html

Sem comentários: