6 de setembro de 2006

INDEX - Design to Improve Life

Os prémios de design INDEX são o maior evento, bianual, mundial para a promoção da inovação. O Index é também um encontro mundial de criativos onde se podem trocar ideias e partilhar experiências. Não se trata de premiar o melhor design de uma jarra, ou de uma moldura, ou de uma cadeira... no sentido de aprimorar a sua linguagem estética, do fazer mais bonito ou mais diferente mas, premiar as melhores soluções de design que podem melhorar a qualidade de vida.
Importa aqui desenvolver melhor esta ideia do design to improve life. Esta definição depende, obviamente, de variáveis geográficas, culturais e económicas. Aquilo que, nas sociedades desenvolvidas, pode ser apenas um gadget pode ser a salvação de milhares de vidas num pais sub-desenvolvido. Por isso, não existe uma definição rígida para o que se considera ser o design to improve life, é um tema em aberto.

Já publicamos, neste blog, vários projectos nomeados para o prémio INDEX: os abrigos urbanos Parasite; a cadeira de rodas iBot e o carro Kenguru. Hoje e nos próximos posts iremos falar de outros que, por alguma razão, mereceram a nossa atenção e destaque.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante, que maravilha!...

Para mim, que sei muito pouco desta área do design industrial (não sei se pode chamar assim..., sorry...) estas ideias deixam-me encantada.
Estou a falar a sério, claro.

De qualquer forma, sendo eu, das lides ali mais para os lados do design de comunicação visual, continua-me a deslumbrar a invenção da imprensa de Guttenberg.

Considero-a o avanço tecnológico mais importante da história do livro porque contribuiu para a expansão da literatura dando a um grande número de pessoas a oportunidade de ler, escrever, designar livros e até para falar sobre livros e esta ideia continua a encantar-me...

Porque será?...

Atom Ant disse...

Os livros são, e serão sempre, aquela companhia maravilhosa. Não há como resistir...