20 de março de 2007

Como formar um designer gráfico

Heller, Steven (1998). The Education of a Graphic Designer. Allworth Press.
ISBN-10: 1880559994; ISBN-13: 978-1880559994;

Ao longo dos anos de docência, que já levo no currículo, já tive que me adaptar a diversas alterações, quer nos programas das disciplinas, quer nas orientações dos cursos e, agora, a este novo acordo de Bolonha...

Isto tem aspectos bons, porque nos obriga a ter uma grande versatilidade na abordagem dos conteúdos mas, também tem aspectos negativos, especialmente porque, nos primeiros anos após as mudanças, há sempre alguma ansiedade e dúvidas sobre a adequação do rumo adoptado. O actual estado de transição faz com que tenha procurado fortalecer as minhas convicções, sobre o ensino do design, na leitura de alguns textos de referência. Entre eles, destaco este livro de Steven Heller, sobre a formação de um designer gráfico, numa co-edição da School of Visual Arts de Nova Iorque. É uma colectânea de ensaios, entrevistas a grandes designers e professores, que reflectem a evolução desta profissão e do impacto que, essa evolução, teve no ensino do design gráfico. Entre outros temas, é discutida a célebre dicotomia teoria-prática, as vantagens das metodologias tradicionais face ás abordagens da moderna pedagogia. Entre os nomes dos designers entrevistados incluem-se o de Milton Glaser, April Greiman, Louis Danzinger, Sheila de Breteville, entre outros.

Gostava, francamente, de encontrar uma resposta robusta sobre como formar um designer...
.

3 comentários:

Unknown disse...

boas recomendações... do mesmo autor, sugiro:
Heller, Steven [2004] Design Literacy: understanding grafhic design, New York, Allworth Press, ISBN 1-58115-356-2

[2006] Design Studies: Theory and Research in Graphic Design, Princeton Architectural Press.

ainda, a não perder:
Beirut,Michael; Drenttel, William; Heller,Steven [2007] Looking Closer 5: Critical Writings on Graphic Design, New York, Allworth Press.

BOAS LEITURAS

Atom Ant disse...

Obrigada pelas óptimas sugestões de leitura... estou a fazer uma lista para a biblioteca da escola.

"água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" ;)

Unknown disse...

Espera para ver… surpresa! …houve um ano, que eu fiz uma lista de mais ou menos 30 livros, acreditas que adquiriram cerca de 10 livros? É bom, não é?

Aqui vai mais um:
The Tree of Meaning | by Robert Bringhurst | published by Gaspereau Press, 2006 | ISBN 9781554470242 | http://www.typotheque.com/books/the_tree_of_meaning/