Wilde, J. & Wilde, R. (2000). Visual Literacy: a conceptual approach to graphic problem solving. Watson-Guptill; New Ed edition.
ISBN-10: 0823056201; ISBN-13: 978-0823056200. Tal como o seu título indica, este livro fala-nos sobre literacia visual. Podemos começar por definir a literacia visual como a capacidade para interpretar, criticar, usar e apreciar as imagens. Onde se inclui a capacidade de criar imagens para comunicar. A literacia visual implica a posse e domínio de um vocabulário, de conhecimentos prévios, que permitam a compreensão e a discussão de imagens e símbolos visual. É, também, um âmbito de estudo que interessa a áreas como a história da arte, a crítica da arte e do design, psicologia, semiótica, filosofia, design de informação e comunicação, ergonomia, entre outras.
Este livro, da autoria de Judith e Richard Wilde, foi concebido para ser um manual escolar, estimulando a prática criativa, dando inúmeros exemplos e soluções concretas para diversos problemas de design identificados. Os problemas de literacia visual são enunciados (como exercícios académicos) e são resolvidos, estando todo o processo divulgado no livro. O livro divide-se em duas grandes partes: a primeira parte, com exercícios de design gráfico e a segunda com exercícios de ilustração.
Se é importante para os alunos, não é menos importante para os professores. Para mim, é mais uma obra que me está a orientar nesta tentativa de descobrir como se forma um designer.
2 comentários:
Boa, boa, vou já procurá-lo. Muito obrigada, fabiana.
Boa, boa, vou já procurá-lo. Muito obrigada, fabiana.
Enviar um comentário