3 de abril de 2007

Design Research

Laurel, Brenda (2003). Design Research: Methods and Perspectives. The MIT Press.
ISBN-10: 0-262-12263-4
ISBN-13: 978-0-262-12263-4

Em algumas ocasiões tive o privilégio de discutir, com profissionais de outras áreas, o que é o design e como se faz design. Esta discussão, muito embora seja aliciante, é sempre muito cansativa porque, não são conceitos fáceis de explicar. Como sabemos, as abordagens, os métodos, os processos do design são tantos e tão diversos que se torna difícil englobar, toda essa diversidade, num conceito pré-formatado. Mesmo entre colegas designers é um tema complicado e do qual costumam fugir, por ser de definição complicada. No entanto, aquilo que me espanta mais, nas conversas que tenho sobre esta problemática, é o total desconhecimento relativamente aos métodos e técnicas do design. É comum, os especialistas de outras áreas, acreditarem que o design se faz, apenas, com base na intuição e na criatividade espontânea. Como se o designer fosse um artista iluminado, que faz unicamente aquilo que lhe dá na gana. Mas, infelizmente, essa visão também é partilhada por alunos e licenciados em design. Somos forçados a aceitar, que existem alguns praticantes de design, que desconhecem a verdade sobre o design. Contudo, podemos duvidar se o seu trabalho pode ser classificado como design!

Para dizer a verdade, a grande ignorância que ronda esta área, seus conceitos e metodologias, não me espanta assim tanto. Pois, a confusão inicia-se logo nas escolas, com currículos desajustados, alunos confusos e professores com formação em áreas absolutamente distantes e sem qualquer formação específica em design. Naturalmente, a confusão e as dúvidas saem das escolas e espalham-se pela sociedade. Por isso, sinto-me motivada a falar sobre design, a divulgar obras de excelência sobre design, a reflectir publicamente sobre esta área fantástica. Até porque, através desta reflexão, procuro sedimentar as minhas próprias ideias e eliminar alguma dúvidas, sobre o design, que também me assolam…

Nesse sentido, aqui trago mais um livro, que considero de leitura obrigatória para compreender esta área: “Design Research: Methods and Perspectives”, de Brenda Laurel. Neste livro, podemos encontrar inúmeras metodologias de pesquisa em design e aprender a usá-las, para fazer melhor projecto. É uma colectânea fantástica de experiências, reflexões e exemplos, da autoria de diversos designers consagrados.

Mais detalhes no site do MIT Press
.

Sem comentários: