22 de outubro de 2007

Feliciano: "O Type Designer"!



Mário Feliciano é o type designer português do momento. Diria mais, Mário Feliciano é o type designer internacional do momento.
O jornal dinamarquês Politiken usa a Flama. Tipografia com assinatura portuguesa, desenhada por Feliciano. O re-design do periódico é da autoria de Palmer Watson.
O Adressenvisen da Noruega, também redesenhado por PalmerWatson usa alguns pesos da MorganAvec e algumas versões da Olisipone.
O Manchester Evening News, usa na sua base os tipos Eudald News e Olispone.
O jornal The Lawyer, apresenta-nos um re-design de John Belknap da Belknap Co. e usa a fonte Olisipone.
O jornal dos tripeiros, O Jogo, redesenhado pelo Atelier Henrique Cayatte usa também como tipografia base a Olisipone.
Para além de todas estas aplicações da tipografia de Mário Feliciano, o designer português chega agora a terras de nuestros hermanos.
Mais uma fonte portuguesa que inspira um periódico: o novo 'El País'.
Um El Pais renovado «nasce» no domingo. Com assinatura de Feliciano, na fonte claro!
A primeira grande mudança nota-se logo no tipo de letra. O
El País abandona definitivamente o Times Roman e adapta o Majerit. Mais uma tipografia com assinatura portuguesa, melhor ainda, com assinatura de Mário Feliciano.
Para além de todas estas tipografias é também de referir que o Eudald News é também usada no nosso periódico português Diário de Notícias.
O Expresso, berliner semanal, tem também assinatura de Mário Feliciano. A fonte, com o mesmo nome que o jornal, foi desenvolvida propositadamente para o periódico aquando do seu re-design de Broadsheet para o seu formato actual. O re-design é da autoria do espanhol Javier Errea.

Enfim, um sem número de exemplos da aplicação tipográfica de produção nacional, não só no nosso país mas também por essa Europa fora.
Quem sabe um dia, "Mário Feliciano, typedesigner" numa aula perto de si!
Feliciano Type Foundry

2 comentários:

Atom Ant disse...

Excelente!!!
Muitos parabéns ao Mário Feliciano.
Um orgulho para todos e uma excelente forma de incentivar os nossos jovens alunos, candidatos a designers. Eu bem os vejo, nas aulas, de volta dos exercícios de tipografia ;)

tipografia disse...

excelente!