> métodos e técnicas:
8) Análise de protocolo
Habitualmente, esta técnica é usada conjuntamente com o registo em vídeo/áudio, de que falámos no post da semana passada. Esses registos são, posteriormente, transcritos, segmentados e sujeitos a interpretação, para se poder fazer a análise do seu conteúdo. Durante a observação, o investigador deve limitar-se a tomar notas, sem fazer quaisquer interpretações do que está a observar.
Existem algumas críticas sobre esta técnica. As preocupações estão, sobretudo, relacionadas com a possibilidade de os participantes não falarem sobre tudo o que é importante, ou, poderem agir segundo automatismos difíceis de verbalizar. Para além disso, há ainda a possibilidade de a exigência cognitiva, afecta à verbalização, poder interferir na execução da tarefa. Porém, mesmo considerando as críticas, esta técnica continua a ser uma boa fonte de informação sobre o que as pessoas pensam sobre as soluções de design. Com a vantagem de poder ser aplicada em qualquer fase do percurso projectual.
Um procedimento muito semelhante é designado por “talk-aloud”. Este, envolve, igualmente, participantes a falar, mas com a diferença de estes se concentrarem apenas em descrever as suas acções, sem darem mais explicações. É um procedimento mais objectivo, porque os participantes limitam-se a informar do que irão fazer de seguida, antes de a acção ser efectuada.
Referências:
[1] Ericsson, K., & Simon, H. (1993). Protocol Analysis: Verbal Reports as Data, 2nd ed.,
[2] Someren et al - http://staff.science.uva.nl/~maarten/Think-aloud-method.pdf
2 comentários:
obrigado agora entendi a analise de protocolo!!
vlw
és gay
love from portugal bitch.
Enviar um comentário