3 de outubro de 2007

LeapFrog ganha o BraunPrize 2007

O BraunPrize é um concurso internacional de design destinado a jovens designers de todo o mundo. A 16ª edição foi ganha pelo LeapFrog, uma nova proposta de andarilho, ou “aranha”, para crianças com espinha bífida ou paralisia cerebral, da autoria de Donn Koh, de Singapura. Por ter ganho este concurso, Donn Koh receberá um prémio de 12.000€ e poderá estagiar no departamento de design da Braun durante 6 meses.

O LeapFrog estimula as crianças, com mobilidade reduzida, a abandonar a sua postura sedentária e a tentar andar. É um equipamento que estimula, não só a saúde física das crianças mas, também, a saúde mental, estimulando-as a sentirem-se mais saudáveis e menos limitadas nas suas vidas.

O ajuste entre as diferentes posturas, permitidas pelo andarilho (sentar, de pé e andar) é feita de forma automática em resposta ás intenções e movimentos da criança. Como o LeapFrog se imobiliza rapidamente, assim que a criança adopta a postura sentada, são reduzidas as hipótese de queda ou deslizamentos perigosos. Esta característica também impede a criança de adoptar posturas incorrectas. Outra característica importante é a capacidade de este equipamento se ajustar ao peso e dimensões dos utilizadores.

As suas formas, cores e materiais fazem o LeapFrog assemelhar-se a um brinquedo, divertido e entusiasmante, afastando a ideia de um equipamento médico.

Muito interessante...

Sem comentários: