> métodos e técnicas:
6) Entrevistas com utilizadores
Estas conversas podem ser mais ou menos formais, mais estruturadas ou mais livres, em função do tipo de informação que desejamos obter e dos objectivos do nosso estudo. Nesse sentido, podemos optar por entrevistas livres, semi-estruturadas ou estruturadas. Numa entrevista livre, o investigador deixará a conversa fluir livremente, ao sabor da corrente. Muito embora, desta forma, seja possível ficar a conhecer aquilo que os utilizadores pensam, é preciso ter consciência de que os dados que daí resultam são especialmente difíceis de analisar e que, em alguns casos até podem nem tocar nos pontos mais quentes da questão. As entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, que implicam questões previamente pensadas, permitem abordagem mais sistematizadas. Em alguns casos, o uso de um questionário pode ser mais fácil de implementar e permitir, ainda assim, a obtenção de informação suficiente. Apesar das desvantagens, as entrevistas são um método muito versátil para obter informação e podem ser usadas a qualquer altura do processo projectual. No entanto, também são demoradas e requerem a presença do investigador que, por si só, pode representar uma grande influência sobre as respostas dos participantes.
Em alguns tipos de estudos pode se justificar a realização de um estudo preliminar. Este estudo é realizado em pequena escala e tem por objectivo obter informação relevante para a entrevista principal. Este estudo preliminar também pode ser efectuado realizando entrevistas.
Uma questão, sempre sensível, é a selecção da amostra que irá participar no estudo. Sempre que possível, esta amostra deve ser representativa do universo, caso contrário, pode produzir enviesamentos. A dimensão da amostra depende do tipo de estudo e da importância do trabalho. Mas, essa é uma questão para outro dia, assim como a importância da redacção correcta das perguntas a colocar.
Hill, Manuela & Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário. Edições Sílabo. ISBN: 972-618-273-5
Nondirected Interviews: How to Get More Out of Your Research Questions. by Mike Kuniavsky
Face to Face With Your Users: Running a Nondirected Interview. by Mike Kuniavsky
Sem comentários:
Enviar um comentário