7 de setembro de 2006

INDEX / The Hippo Roller

Nos países subdesenvolvidos é comum as mulheres terem de percorrer longas distância para ir buscar água, chegando a carregar cerca de 50 Kgs ás costas, ou à cabeça, por caminhos irregulares.



Com a ajuda do Hippo Roller, produzido pela Imvubu e da autoria de Pettie Penzer and Johan Jonker, podemos transportar, até 90 litros de água, com grande facilidade, por longas distâncias e sem causar danos à nossa coluna vertebral.



O Hippo Roller consiste num barril de plástico, com uma tampa de rosca e uma barra de metal para o transporte. Foi concebido para resistir aos acidentes de terreno mais comuns. É, literalmente, uma roda para transportar água. A sua abertura generosa permite que seja cheio rapidamente e também facilita a sua limpeza.
Com o acréscimo de água transportada e com a facilidade no seu transporte as populações podem dar-se ao luxo de irrigar os terrenos e manter alguma agricultura de subsistência. Uma vantagem, inesperada, tem a ver com o facto de a actividade de transporte de água se ter tornado atractiva para os jovens rapazes.

Link: http://www.hipporoller.org/

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante!...