25 de setembro de 2006

O design nacional é bom!...

Hoje dedico este artigo àqueles que continuam a não acreditar nas qualidades dos designers Portugueses. Esta é mais uma prova do que é nacional é bom!... O designer Português, Hugo Danti, formado na Escola Superior Artes e Design no Porto é o vencedor do concurso Nokia 4G. Neste concurso participaram inúmeras escolas de design com o objectivo de desenhar um telemóvel para a futura quarta geração da Nokia (2010).


Contudo, há aqui uma pequena nuance que não queria deixar passar em branco. É que, Hugo Danti vive e trabalha actualmente em Barcelona. Será que esta variável é determinante para a qualidade do designer? Não sei qual a influência que Barcelona tem sobre o trabalho do Hugo mas, a hipótese de ter muita influência é intrigante. Muito embora eu pense que o local não é uma variável fundamental, continuo a achar que tem o seu peso. Pois, no meu entender, o designer absorve muita influência e energia do ambiente onde está inserido e, quanto a mim, o ambiente nacional não é dos mais inspiradores…

Assim, concluo que o que está mal não são os designers mas sim este país, esta mentalidade pequenina e infeliz.
Quando será que vamos finalmente mudar? Será que para passar a ter sucesso temos que mudar de identidade?... E, talvez, de país?

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena é que dês exemplos de ideias plagiadas...porque eu como "expert" em telemoveis ja conhecia o concept, ha anos!
O facto de estar fora do país é so mais uma maneira que esse pessoal tem de se armar em "in".
Porque afinal quem é bom não precisa de sair do país, por muito mau que este seja, para se afirmar.
E viva PORTUGAL!

Marco Almeida

Atom Ant disse...

Não fazia idéia que este conceito era plagiado...
Tens mais informação que possa suportar essa afirmação? Considero que temos obrigação de denunciar o plágio pois, ele pode denegrir bastante o design nacional...