16 de novembro de 2006

Tornando a vida mais fácil



No evento organizado pela APPU- Associação Portuguesa dos Profissionais de Usabilidade, para comemorar o Dia Mundial da Usabilidade, foi lançado o site "Vida Fácil" que, tem como propósito funcionar como uma espécie de observatório da usabilidade a nível nacional e internacional. A APPU ambiciona transformar este site num espaço de divulgação e discussão das boas e más práticas ao nível da usabilidade dos produtos e espaços com os quais interagimos no nosso quotidiano. O objectivo é consciencializar a opinião pública para as falhas na concepção de inúmeros produtos e, também, para o importante papel que os profissionais de usabilidade podem ter na optimização destes mesmos produtos.

Para participarem basta que enviem um e-mail para: vidafacil@usabilidade.org, com imagens de uma situação que consideram ter boa ou má usabilidade, acompanhadas de uma descrição sobre a razão que vos levou a fazer essa avaliação.

Considero que esta é uma medida que deve ser aplaudida e incentivada. Quanto maior for a nossa participação neste site, maior será a sua expressão e visibilidade a nível nacional. Se formos muitos a reclamar alguém nos irá ouvir. Certamente que, os fabricantes e designers dos maus produtos, começarão a ter vergonha de serem referidos, publicamente, como não tendo usabilidade (qualidade) nos seus projectos.

Neste blog, já publicamos (e continuaremos a publicar) artigos que encaixam no “Vida Fácil” pois, consideramos que essa é uma obrigação fundamental de quem se preocupa com a qualidade do design, ou falta dela.

Exemplos já publicados aqui no blog:
Bilhete caducado
Bad design: fritadeira
Sinalética duvidosa
Relógio Just a Moment
Falta de acessibilidade na CP
Falta de acessibilidade na AR
Falta de acessibilidade/usabilidade na TV
Pensam que somos um país de ignorantes?
Pequena crónica de uma visita ao Palácio de Queluz

Se não houvesse mau design/designers não haveria necessidade desta conversa…

Num aparte (aqui que ninguém nos ouve) podiam ter escolhido outro nome para o site… é que, vida fácil têm umas conotações um pouco marginais ao tema da usabilidade.
ehehehe

Façam o favor de participar!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Obrigado pelo post sobre o site Vida Fácil. Antes de mais convém esclarecer que o nome provém do lema do dia mundial da usabilidade 2006: "Tornando a vida mais fácil".

Já agora, se quiseres enviar alguns dos exemplos que tens aqui no site, ou nos deres autorização para os publicarmos, seria excelente ;)

Atom Ant disse...

Olá IVO
Eu entendo a escolha do nome mas, não resisti a brincar com o seu significado ;)

Vendo bem as coisas até acaba por ser fácil de decorar devido aos trocadilhos...

Vou falar com os meus colegas de blog e, se toda a gente estiver de acordo, poderemos enviar os exemplos para o "Vida Fácil".
Parabéns pela iniciativa!
Até breve.