29 de janeiro de 2007

Breves

Personal Views ESAD Matosinhos
Personal Views, uma série de conversas que vai já no 4º ano, visa examinar as definições contemporâneas da prática do design gráfico, expostas por designers profissionais. A coordenação está a cargo do Prof. Andrew Howard, da ESAD de Matosinhos.
Foram muitas as mudanças no mundo do design gráfico ao longo dos últimos 20 anos; as ferramentas usadas sofreram uma “revolução”. O que era considerado verdadeiro e fundamental no design é agora questionado e está aberto ao debate; novos conjuntos de valores e modelos teóricos competem para ser aceites e talvez o maior efeito se tenha feito sentir no ensino do design. São vários os portugueses e estrangeiros que estarão à conversa, em sessões que decorrerão na ESAD ao longo de vários meses.
andrew@studioandrewhoward.com
www.esad.pt/personalviews
www.studioandrewhoward.com

mangacurta.com
Concurso de design T-shirts 365 dias por ano
mangacurta.com é um concurso de design de T-shirts, 365 dias por ano. Os desenhos enviados são pontuados e discutidos livremente durante 30 dias. Após este período são seleccionados os melhores para impressão em T-shirts de manga curta.
A produção será em séries limitadas e assinadas.
Aos autores dos desenhos vencedores serão atribuídos prémios.
O mangacurta nasce num grupo de amigos que vive no Porto e que desenvolveu um conceito de T-shirt como meio privilegiado de ilustração da nossa cultura.
Helena Silva que ajudou a criar este concurso é uma designer do projecto Des+gn mais.

helena.design.grafico@gmail.com
www.mangacurta.com

ThRAD jornal online UNIDCOM / IADE
A Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE edita um jornal online The (Radical) Designist (ThRAD) seguindo as regras da comunidade científica internacional. Isto implica que está um call for papers sempre aberto.
Nos dois primeiros anos de funcionamento, o ThRAD dedica-se especialmente a reflexões sobre a cultura projectual na segunda metade do século XX.
As línguas de submissão dos textos são Inglês e Português. Quando a submissão fôr em Português solicita-se ao autor que envie um resumo em inglês.
Anualmente será publicada uma versão em papel, The Readers Designist Magazine, com uma selecção dos melhores artigos e editada em bilingue.
Esta é uma óptima oportunidade para publicar ensaios e colocá-los visíveis para a comunidade académica internacional.
www.iade.pt

Sem comentários: