26 de janeiro de 2007

O primeiro carro energeticamente autónomo

Com a loucura a atingir os preços do petróleo, não faltará muito tempo até que seja impossível andar com os carros movidos a gasolina ou gasóleo. Por isso é de esperar que, nos próximos anos, comecem a surgir veículos movidos a energias alternativas e limpas.

Antecipando as necessidades energéticas futuras surgiu o Venturi Eclectic Car, que é o primeiro veículo, na história do automóvel, que é energeticamente autónomo. Tal facto, representa uma verdadeira revolução em termos de mobilidade. Mas, o mais surpreendente é que este veículo constitui, em si mesmo, uma autêntica central de produção de energia renovável, tanto solar como eólica, carregando as suas baterias durante o tempo em que está imobilizado na rua. Contudo se, por alguma razão, nenhuma destas fontes energéticas estiver disponível, o carro poderá ser alimentado a energia eléctrica.

O design do Venturi Eclectic Car é, decididamente, original e arrojado. Podemos afirmar que foi concebido em torno do seu painel fotovoltaico, que está no tejadilho. Parece oferecer uma ampla vista panorâmica aos passageiros e bastante espaço interior. Sobre as questões ergonomicas não me posso pronunciar porque não tive acesso ao veículo.

Com as turbinas de vento, aplicadas no tejadilho, certamente não passará despercebido no meio do trânsito citadino. Mas, infelizmente, este veículo ainda só está apto a um uso limitado, devido à reduzida autonomia e velocidade de ponta. Apesar disso, para mim é uma alternativa potencial deveras promissora e atraente.

Sem comentários: