23 de janeiro de 2007

Metodologias de investigação em design de comunicação

Noble, Ian & Bestley, Russel (2005). Visual Research : An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. AVA Publishing.
ISBN-10:
2884790497 / ISBN-13: 978-2884790499

Neste livro, de 6 capítulos, podemos encontrar métodos, quantitativos e qualitativos, aplicáveis ás questões do design de comunicação. É um manual bastante ilustrado, com exemplos reais de projecto. Algumas questões interessantes como as audiências, teoria da comunicação, experimentação, semiótica e semântica, são abordadas. Numa secção final, são feitas sugestões sobre como sintetizar os modelos teóricos e a prática, de forma a poderem ser aplicadas, pelos designers, na sua prática profissional.

Este livro tenta resumir um mundo teórico imenso em cerca de 200 páginas. Por um lado, este esforço é meritório porque, poderá fazer com que os designers obtenham bases teóricas de uma forma fácil e atraente mas, por outro lado, também poderá ser prejudicial porque, os designers poderão achar que ficaram suficientemente esclarecidos com este resumo. O que não é, de todo, verdade. Por isso, é preciso saber aproveitar, com sensatez, obras como estas que nos apresentam os conteúdos já digeridos. Não se esqueçam que não existem receitas válidas para fazer bom design!

Mais detalhes e o índice deste livro no GoogleBooks.

Sem comentários: