9 de janeiro de 2007

Investigação por Questionário

Hill, Manuela Magalhães & Hill, Andrew (2002). Investigação por questionário. Edições Sílabo. ISBN: 9726182735

Est
á em crescimento o número de designers e ergonomistas a fazer estudos pós graduados. A procura é tal que, hoje em dia, os cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento estão cheios. Isso é bom, é muito bom para Portugal. Em muitos casos, empurrados pelas temáticas escolhidas para as suas teses, os candidatos acabam por desenvolver investigação em ciências sociais. É para eles que vai a sugestão de leitura desta semana.

O livro “Investigação por questionário” aborda diferentes aspectos com que um investigador se confronta durante o processo da investigação — a construção das hipóteses, a construção do questionário, a análise dos dados e a elaboração do relatório. As suas recomendações, claras e bem exemplificadas, os seus conselhos e as “regras de ouro” permitem ao leitor escolher os assuntos que melhor se adaptem ao seu problema específico e ajudam-no a evitar os erros mais comuns. O software de estatística – SPSS – é usado na exemplificação da criação do ficheiro de dados e da aplicação de técnicas estatísticas.

Índice:

Cap. 1 – A natureza da investigação empírica; Cap. 2 – Amostragem; Cap. 3 – A construção de um questionário; Cap. 4 – A elaboração do questionário; Cap. 5 – As respostas: escalas de medida; Cap. 6 – As respostas: tipos e problemas; Cap. 7 – A construção de um questionário para medir uma variável latente; Cap. 8 – Preparação final do questionário; Cap. 9 – A criação de um ficheiro de dados para as análises estatísticas; Cap. 10 – A natureza da análise estatística; Cap. 11 – Alguns problemas com a análise de dados; Cap. 12 – Um caso de absentismo numa empresa; Cap. 13 – os testes das hipóteses operacionais; Cap. 14 – Uma avaliação crítica do exemplo; Cap. 15 – O relatório sobre a investigação.

Sem comentários: