11 de janeiro de 2007

O design ao serviço da alimentação saudável



Já todos sabemos que a obesidade é um problema grave de saúde pública, para as sociedades desenvolvidas e um mal para todos. Porém, o que é difícil é escapar à teia alimentar que foi tecida pelas grandes multinacionais da alimentação. Como conseguir uma refeição rápida, apetitosa e barata? A opção é, na maioria das vezes, o fast-food. Pessoalmente, eu esforço-me por comer bem e de forma saudável mas, para que isso seja possível, tento comer em casa. Porém, essa é uma regalia que poucos podem usufruir. Contudo, se no meu local de trabalho houvesse uma cantina saudável ou um refeitório com microondas, eu poderia levar a minha comida e comer por lá…

Será que o design, em particular ao nível dos electrodomésticos, pode contribuir para melhorar esta situação?

É claro que sim.

Esse foi, especificamente, o desafio colocado pela Electrolux, na 4ª edição do Electrolux Design Lab.
Metin Kaplan, um estudante de design da Turquia, foi o vencedor deste desafio com o “Nevale”. Este produto baseia-se no pressuposto de que, as pessoas optarão por levar a sua própria comida, se tiverem uma forma de a manter na temperatura ideal (quente/fria). A sua proposta consiste num contentor, que consegue manter a temperatura desejada da comida até à altura da refeição. Aquilo que, antigamente, chamaríamos de “termo”. O projecto de Kaplan, que foi buscar inspiração aos antigos recipientes usados no Médio oriente, chamados de "sefertasi”, é um contentor formado por secções, com um ecrã digital para programação da temperatura.

Que jeito que uma coisa destas me dava!...

Mais informações em:
Nevale : Metin Kaplan Wins First Prize in Electrolux Design Lab Competition

Sem comentários: