23 de abril de 2007

Dia Mundial do Livro



“Wear the old coat and buy the new book”.
Austin Phelps

“The man who doesn’t read good books has no advantage over the man who can’t read them”.
Mark Twain

Hoje é o dia mundial do livro.
O dia internacional do livro foi uma ideia, da Unión Internacional de Editores e do governo espanhol, proposta à Unesco. Mais tarde, a Rússia propôs que se acrescentasse, à designação oficial, os direitos de autor. Assim, em 1995 a Unesco instituiu que, o dia 23 de Abril seria consagrado ao livro e aos direitos de autor.
A data escolhida, 23 de Abril, dia de São Jorge, evoca uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.

Uma imagem romântica…

Estão a decorrer, em Portugal e pelo mundo fora, vários eventos comemorativos do dia do livro. Na impossibilidade de divulgar todos, aqui ficam alguns destaques para Lisboa:

>10:00/20:00h – Lisboa:

Durante todo o dia, os lisboetas, poderão ir à “Rua do Livro”, a decorrer na Rua Augusta, na baixa pombalina. Este evento, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, conta com a participação de diversas editoras nacionais espalhadas por diversas bancas de venda de livros.


>10:00h – Lisboa:

Pequeno-almoço, organizado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, com a ministra da Cultura, a titular da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Paula Morão, e o director-adjunto José Manuel Cortês, no café Nicola. Os participantes, desta refeição matinal, levarão um livro que será, no final, doado à Fundação Gil, que estará representada pela sua presidente, Margarida Pinto Correia.

>15:00h – Tires:
Visita da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e do secretário de estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, entre as 15:00 e as 16:30, ao Estabelecimento Prisional de Tires para participar numa acção de sensibilização à leitura com as reclusas. Esta acção será dinamizada pela escritora Maria Teresa Horta e subordinada ao tema «Tempo e Liberdade».

Hoje também se inicia a iniciativa "Lisboa Cidade do Livro, que contará com a realização de debates, colóquios, exposições e muitas outras iniciativas que têm o livro e a escrita como mote. Estes eventos decorrerão durante quase um mês (até 31 de Maio) e funcionarão como um aperitivo para a 77ª edição da Feita do Livro, entre 24 de Maio e 10 de Junho.

Leiam se faz favor!!!...

Mais informações no site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho a história catalã linda!...

Cheguei com dois dias de atraso, mas ainda assim, viva o livro!...

Anónimo disse...

Um livro é para toda a vida;

A imagem que usas neste post é de uma particular beleza e fez-me lembrar uma capa de um livro que fui verificar mas afinal não é a mesma imagem.

Aproveito a semelhança para sugerir o título deste livro em comemoração do dia mundial do livro porque sendo este blog dedicado ao design e á ergonomia, este livro é um elogio ao design dos livros como objectos de comunicação que perduram no tempo.

Nome do livro: Diseño de libros contemporáneo
Autor: Roger Fawcwtt-Tang
Editora: Gustavo Gili
Data: 2004

Atom Ant disse...

Obrigada... por mais uma referência para divulgar aos nossos leitores... e, também, pelos teus comentários.