24 de outubro de 2007

“Maiden Voyage” - João Branco

Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (ed.) (2006). Maiden voyage. João Branco. Monografia publicada por ocasião da homenagem prestada pela Universidade de Aveiro a João Branco, nas comemorações do Dia da Universidade, em 15 de Dezembro de 2006. ISBN: 978-972-789-228-0

Hoje acordei azeda. Algo tristonha e sorumbática. Talvez, por causa de estar a chover e o Outono ter regressado empurrando, para longe, aqueles dias de Verão tardio que temos vivido. Como que de propósito, assim que me sentei na secretária os meus olhos poisaram sobre a monografia do João Branco que recebi, há poucos dias, lá no IADE e ainda não arrumei na estante. Fiquei mais triste ainda, com as lágrimas a pressionaram os olhos, deixando um ligeiro ardor…

Conheci o João Branco, no IADE, quando fui sua aluna de Métodos de Design e da Investigação em 1993, no 4º ano de design de industrial. Mais tarde fui sua colega, até 2001 (ano em deixou o IADE,) tendo tido oportunidade de conversar bastante com ele, sobre design em geral e sobre a possibilidade de fazer estudos pós-graduados em design, que era uma preocupação que tinha nessa época.

Respeitava muito a sua opinião pois, as suas aulas tinham sido uma referência forte na minha formação. Era uma figura sedutora, com um certo ar malandro, de sorriso sempre no canto dos lábios. E com uma voz inconfundível, que calava a assistência.

Soube da sua morte em Coimbra, quando estava num seminário promovido pela EUAC. Disse-mo o Carlos Barbosa durante uma conversa onde falávamos do passado. Senti o mesmo que sinto agora… um sabor azedo, pela injustiça de uma morte tão estúpida e imatura.

O João Branco tinha muito para dar ao Design Português. Foi uma grande perda para toda a comunidade. Infelizmente há doenças que não respeitam os sentimentos humanos…

Há pouco tempo, fiquei a saber que a UA - Universidade de Aveiro, em conjunto com a família do João Branco, criou um prémio de design com o seu nome. Este galardão, com o valor pecuniário de 5.000€, visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica em qualquer domínio da área do Design. O objectivo é distinguir, anualmente, os autores de um trabalho de investigação na área do Design, que se evidencie pelo seu carácter inovador.

As candidaturas ao prémio, relativo à edição de 2007, terminam a 12 de Novembro.

link: Prémio João Branco distingue inovação em design

Aí está uma excelente forma de manter viva a memória do nosso colega!

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada, companheira pelas tuas palavras sobre um ser humano tão lindo como era o João Branco, nosso mestre, nosso colega.

Quem disse que a vida é justa? Não é! Apenas uma coisa é certa, é que há uns que vêem cá para irradiar com a sua luz os que têm o privilégio de com eles ter convivido e são esses que não os deixam morrer JAMAIS.

Unknown disse...

*****

cxp disse...

...que coisa...só agora soube... pois fui ver acerca do Prémio João Branco e fiquei desconfiada que algo se haveria passado, para existir 1 prémio com o seu nome... e depois vim aqui parar e o que + temia confirmou-se... :(
Conheci-o na Univ. de Aveiro qdo me candidatei para a 1ª edição do mestrado de Materiais, e... e voltei a encontrá-lo no Estágio do CPD como formador. Era 1 Sr. e tanto!! Sempre o gostei de ouvir falar com o seu grande entusiasmo e conhecimento pelo Design em Pt.
Abr. 1 colega.