22 de janeiro de 2007

Fred Kradolfer

Photobucket - Video and Image Hosting
À esq: Fred Kradolfer.
À dir: Selos de Fred Kradolfer: 1962 - Os selos "Europa". Desenho apresentando um favo de mel (produto do esforço individual da abelha na união do enxame), cujos 19 alvéolos simbolizam os 19 países membros da CEPT. Circularam de 17 de Setembro de 1962 a 30 de Junho de 1964.


Um dos mais importatntes cartazistas de 50, a trabalhar em Portugal, é várias vezes comparado a A. M. Cassandre, devido à plasticidade das ilustrações e ao tipo de fonte utilizada por ambos.
Para além da sua conhecida e reconhecida participação na decoração do Pavilhão Português apresentado na Exposição Internacional de Paris, de 1937, desenvolveu também projecto em várias outras áreas. No entanto foi na ilustração que Kradolfer se tornou mais conhecido. Não só em cartazes mas também, por exemplo, em selos temáticos. No ano de 1964 desenhou uma colecção de selos que simbolizavam os 19 países membros da CEPT.
Kradolfer, para além de ter estado envolvido à fundação do Estúdio Técnico de Publicidade, o artista executou um grande número de rótulos e cartazes publicitários, onde demonstrou toda a sua criatividade, chegando a decorar montras, bastante solicitadas e admiradas. Apesar disso, teve também uma passagem pela azulejaria e pela cerâmica.
Não possuindo os conhecimentos necessários para o domínio das técnicas e processos de fabrico em azulejaria e cerâmica, efectuava projectos que depois eram executados na Fábrica Viúva Lamego. Aliás, foi muito curta a sua passagem pela cerâmica, nomeadamente com as lambrilhas utilizadas nas exposições em que participou com o "grupo do SPN", actividade só retomada em 1955-57 através da encomenda de dois painéis para o Hotel Infante Santo.
Utilizando uma estética diferente, realizou o revestimento parietal da capela do Aquartelamento de Santa Margarida, tendo concebido os azulejos do baptistério, do arco do triunfo e das paredes laterais da capela. Executou, igualmente, os vitrais e a tábua do altar que representa Santa Margarida.
No Casino Estoril decorou o fundo do espelho de água interior do Jardim de Inverno (1966), com azulejos de várias cores (mais tarde destruído). Para o Hotel Estoril-Sol executou cinco painéis cerâmicos.
Em 1965, realizou azulejos para o Cinema Europa e para a fachada do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa. O Museu Nacional do Azulejo possui algumas das suas peças cerâmicas. FK também terá trabalhado na Fábrica Lusitânia nos anos 30, efectuando anúncios em azulejo.

O suiço mais português que eu gostaria de ter conhecido.
Faleceu no ano de 1968.

(ver mais no Molho de Brócolos)

3 comentários:

Atom Ant disse...

Excelente... muito interessante!

CORTO MALTESE disse...

Não me dês graxa... senão assim de repente desapareço deste blog outra vez!
;)

Atom Ant disse...

não era graxa... e não inventes desculpas ;)