8 de fevereiro de 2008

A acessibilidade é um direito



“Accessibility is about giving equal access to everyone”

A acessibilidade é um direito que todos nós temos. Não devemos pensar nesta questão como uma acto de caridade ou solidariedade porque, todos nós, sem excepção, somos ou seremos, em algum período da nossa vida, deficientes. Já fomos crianças, seremos idosos, algumas de nós fomos ou seremos grávidas, podemos partir uma perna ou sofrer de alguma maleita que nos deixe fragilizados. Nessas circunstâncias o mundo pode ficar, literalmente, inacessível.


Para evitar a exclusão e aumentar a qualidade de vida teremos que eliminar as barreiras, construindo um ambiente inclusivo e amigável. Também cabe aos designers, sobretudo aqueles que se especializam em design de ambientes, desempenhar um papel fundamental nesta tarefa. Nesse sentido, peço aos meus alunos, no âmbito dos seus trabalhos académicos, que façam uma análise à acessibilidade de edifícios públicos. O objectivo deste trabalho é que eles, como designers e utilizadores desses espaços, desenvolvam uma consciência critica, ao mesmo tempo que aprendem a desenvolver ferramentas de análise rigorosas. Essas avaliações devem servir de base de sustentação aos projectos de remodelação desses espaços.


Para a realização de um trabalho deste tipo é fundamental a consulta de algumas fontes de informação. Entre os recursos que lhes recomendo, disponíveis on-line e em Português, está o site do Instituto Nacional para a Reabilitação . Do qual destaco a consulta ao Guia "Acessibilidade e mobilidade para todos", versão .pdf (16,6 Mb) que procurou complementar o Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto, que regulamenta as Normas Técnicas de Acessibilidade aos edifícios habitacionais.


Muitos outros recursos se podem encontrar na WWW, para isso basta fazer uma procura criteriosa ou assistir a uma aula de Ergonomia... ;-)

Bons trabalhos...


Sem comentários: