A Hoover, uma conhecida marca de electrodomésticos, descobriu que muitos utilizadores apresentam queixas físicas durante o uso dos seus aspiradores domésticos. Eu sou estou, definitivamente, incluída nessa lista.
Para tentar minorar o impacto do uso do aspirador, porque aspirar é uma tarefa tão inevitável quanto frequente, a Hoover desenvolveu o FreeMotion.
Este aspirador procura prevenir o aparecimento de dores, nos pulsos e nas costas, através de uma nova pega que permite manter um ângulo mais confortável do punho, o ajuste da altura do tubo de aspiração e o acesso fácil a todos os comandos, incluindo o on-off e a selecção de diferentes programas de aspiração.
Eficaz, ou não, quero salientar o facto de a opinião (queixas) dos utilizadores estar a servir de factor de promoção de um produto. Quero acreditar que estas também tenham sido consideradas no momento da concepção e que, por isso, esta solução seja fruto de um verdadeiro processo de “user-centred-design”. Por outro lado, estranho o facto deste produto não estar a ser devidamente publicitado em todos os países onde a Hoover opera, Portugal Incluído. O maior destaque surge no site da Hoover Holandesa.
Será que a Ergonomia não constitui um factor de atracção para os consumidores?
Ou, será que, no que diz respeito a aspirar, as lesões não são tão frequentes e graves que justifiquem o argumento?
Sem comentários:
Enviar um comentário