15 de fevereiro de 2008

Sustainability Communications



O Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) acabou de lançar o CD-ROM "Sustainability Communications - A Toolkit for Marketing and Advertising Courses". Esta ferramenta oferece um leque de recursos pedagógicos da área da sustentabilidade apresentando estudos de caso, exercícios práticos, bibliografias, sumários e mais de 300 documentos e weblinks.

Os conteúdos do CD-ROM estão organizados em quatro módulos que resumem a informação teórica e metodológica, ilustrada por um grande número de estudos de caso:
- O primeiro módulo faz um balanço aos aspectos éticos e práticos principais da sustentabilidade, com ênfase na comunicação.
- O segundo módulo aborda as principais questões económicas e sociais abordadas nas comunicações sobre sustentabilidade: esforços para codificar responsabilidade social e os seus efeitos nas práticas de comunicação; atitudes para o consumo responsável em oposição ao comportamento real, e os efeitos deste nos mercados; e os desafios e oportunidades de campanhas de comunicação na área da sustentabilidade.
- O terceiro módulo resume as práticas implicadas na comunicação da sustentabilidade: “green marketing”, comunicação corporativa, marketing social e responsável, participação cívica e campanhas de consciencialização. Também são abordados os riscos implícitos e é evidenciado como a transparência e o planeamento estratégico são pré-requisitos essenciais da comunicação.
- O quarto módulo apresenta uma série de cinco exercícios que aboradam teoricamente e na prática a comunicação na área da sustentabilidade: uma investigação na coerência entre a estratégia de comunicação de uma companhia e as suas ações, uma análise de campanha comparativa, um estudo de imagem corporativo, a identificação de indicadores de realização publicitários, e a preparação de uma estratégia de comunicação.

Para mais informações e aceder ao download da ferramenta clique aqui.

Via: agenda21

Sem comentários: