20 de fevereiro de 2008

Sabiam que... # Chindogu Design

# Sabiam que o Chindogu é o termo atribuído a um tipo de actividade criativa, que pode ser enquadrada no âmbito de design de produto, criada no Japão e que se dedica a criar soluções estapafúrdias para problemas do quotidiano?

A tradução literal da palavra Chindogu reforça essa noção de design desnecessário: “Chin” significa estranho, ou pouco comum, e “dogu” significa ferramenta.

Photobucket

O pai do termo Chindogu foi Kenji Kawakami, um inventor e escritor Japonês, autor de diversos livros sobre esta questão como, por exemplo, “ 101 Unuseless Japanases Inventions: The Art of Chindogu”. Contudo, soluções idiotas e loucas sempre existiram, a novidade aqui é a ideia de conceber, com intencionalidade, soluções que irão criar mais problemas do que aqueles que se propõem resolver.

Photobucket


Na verdade, as soluções criadas, segundo a filosofia do Chindogu, são tão absurdas que ninguém, no seu perfeito juízo, se atreverá a usá-las. E, se o fizer, irá experimentar, certamente, grandes dificuldades. No entanto, apesar de o Chindogu não se destinar a ser usado com o mero propósito da sátira, essa, parece ser a sua função natural mais óbvia.


Photobucket


Apesar de ser conceptualmente livre e de se dedicar a ridicularizar o mais simples bom-senso, o Chindogu assenta em 10 princípios básicos, que devem ser respeitados:


1) Um Chindogu não se destina a uso real;

2) Um Chindogu tem que existir;

3) O espírito de anarquia é inerente a cada Chindogu;

4) Os Chindogus são ferramentas para a vida quotidiana;

5) Os Chindogus não são para venda;

6) O humor não deve ser a única razão para criar um Chindogu;

7) Um Chindogu não é propaganda;

8) O Chindogu não pode ser um taboo;

9) Um Chindogu não pode ser patenteado;

10) Um Chindogu é-o sem preconceitos.


Photobucket


Na minha opinião, o Chindogu, pode ser uma excelente forma de criticar o consumismo, a obsolescência, o design fácil e inconsequente, assim como, a ideia de que é possível facilitar a vida comprando mais uma engenhoca qualquer. Por isso, apesar de algumas das soluções criadas no espírito Chindogu serem verdadeiramente hilariantes, eu não considero esta questão um mero divertimento. Se levada a sério, esta forma de encarar o design, pode ser muito produtiva. Especialmente como ferramenta para estimular a imaginação e a criatividade dos designers, ou, para salientar aspectos ridículos da nossa vida, que nem sempre são criticados como merecem.


O Chindogu é, por isso, uma ferramenta com bastante potencial educativo…


Para saber mais:

http://www.designboom.com/history/useless.html

http://www.chindogu.com/

http://www.japaninc.com/article.php?articleID=762

http://website.lineone.net/~sobriety/

http://www.chindogugallery.com/


Sem comentários: