13 de fevereiro de 2008

Janelas para o mundo

Muitos ambientes hospitalares, consultórios médicos, clínicas, centros de imagiologia médica têm em comum serem espaços fechados, bastante divididos, cheios de portas e cubículos estreitos, onde não há janelas e a luz é artificial. Se, por um lado, isto pode ser positivo no que diz respeito à protecção da privacidade dos pacientes, por outro, cria uma sensação de claustrofobia, aumenta a ansiedade e o nervosismo de quem já está preocupado com o seu estado de saúde. Para não falar dos profissionais, que passam o seu dia de trabalho absolutamente privados de olhar o mundo exterior.

Diversos estudos têm revelado os aspectos positivos associados à contemplação da beleza natural. Qualquer um de nós sabe, por experiência própria, como é relaxante a visão da natureza, ou, como o olhar perdido, na exploração de detalhes, rouba a atenção dos problemas que nos angustiam no momento. Por comparação, também sabemos como é angustiante estar enclausurado, concentrados numa ideia que, de repente, se transforma num gigante dentro da nossa consciência.


Infelizmente, muitas pessoas estão obrigadas a permanecer nestes espaços fechados, estéreis e frios, porque estão internados num hospital, porque fazem hemodiálise, 3 vezes por semana em sessões de 4 horas, porque necessitam de fazer TAC ou Ressonância magnética. Contudo, a indústria médica, sobretudo a privada, sempre preocupada em satisfazer os seus clientes, está disposta a melhorar a qualidade subjectiva dos seus ambientes e, nesse sentido, está a apostar numa solução técnica simples, mas eficaz, que consiste na aplicação de imagens nos tectos e paredes. Essas telas podem ser produzidas por qualquer gráfica mas, algumas empresas dedicam-se a este tipo de produtos, vendendo imagens em tamanhos diversos, com temas diferentes e com bases de suporte distintas.



As telas, de instalação muito fácil, oferecem garantia de resistência ao fogo e podem ser aplicadas em material de isolamento acústico. Uma solução barata, simples de aplicar e que parece compensar o investimento.

Alguns links: Ceiling Scenes / Clipso-design


Sem comentários: