O Ergoshow, patrocinado pela Autoridade para as Condições do Trabalho e desenvolvido no Laboratório de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana (FMH),da Universidade Técnica de Lisboa consiste em 2 produtos multimédia, de carácter pedagógico, destinados a um público em idade escolar, com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade da formação e para a sensibilização para as questões da saúde e segurança do trabalho:
O Ergoshow 1 - “Movimentação Manual de Cargas e Trabalho Sentado”, foi pensado para jovens dos 8 aos 14 anos e trata de assuntos relacionados com transporte, manipulação de cargas e trabalho sentado. Neste jogo, uma mascote – o Bone (esqueleto adolescente) dá, aos jovens, noções sobre o funcionamento da coluna vertebral, do sistema músculo-esquelético e do sistema circulatório. Depois, na forma de um questionário, a aquisição desses conhecimentos vai sendo verificada, como se de um jogo se tratasse.
A opção por meios multimédia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho é justificada pela grande popularidade que os jogos computorizados têm entre os mais jovens. Quanto à metodologia, usada para o desenvolvimento deste projecto, esta assentou no Design Participativo e no Design Centrado no Utilizador. Para saber mais, sobre este projecto, poderão ler o artigo intitulado “Ergoshow – Sistemas Multimédia para Formação de Jovens nas Temáticas da Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho”, apresentado no Abergo 2006.
O programa do evento de lançamento do Ergoshow é o seguinte:
15h00 - Sessão de abertura (Prof. Doutor Alves Diniz, Presidente do Conselho Directivo da FMH-UTL e Dr. Paulo Morgado de Carvalho, Inspector-Geral do Trabalho, ACT)
15h20 - A Ergonomia na formação na área de SHST (Prof. Doutor Domingos Carvalhais - FMH-UTL)
15h40 - Apresentação do Ergoshow (Prof. Doutor Francisco Rebelo - FMH-UTL)
16h20 - Espaço para questões
16h45 - Sessão de Encerramento (Dr. Paulo Morgado de Carvalho, Inspector-Geral do Trabalho, ACT e Prof. Doutor Fernando Ramôa Ribeiro, Reitor da UTL)
Poderão obter AQUI, no Portal da ACT, a versão electrónica da ficha de inscrição.
Morada: Estada da Costa – Cruz Quebrada | 1495-688 Cruz Quebrada – Dafundo
De comboio: Estação da Cruz Quebrada (Linha de Cascais)
De autocarro: Autocarro da Carris n.º 76 (de Algés)
Sem comentários:
Enviar um comentário