28 de fevereiro de 2008

Sinais dinâmicos

As novas tecnologias, nomeadamente, os displays com luzes LED estão cada vez mais acessíveis e baratos. Daí, o seu uso cada vez mais generalizado. Uma aplicação, muito interessante, das novas tecnologias ocorre no âmbito dos sinais e avisos. Aquilo que, anteriormente, se fazia recorrendo a imagens impressas, hoje, pode ser feito em painéis dinâmicos de luzes. Este tipo de avisos possui várias vantagens sobre os seus antecessores estáticos. Uma delas é a possibilidade de serem accionados apenas quando necessários, o que reduz a habituação e a consequente perda de interesse. Por outro lado, sendo dinâmicos, podem adaptar-se ás condições ambientais e serem personalizados, ou seja, serem directamente pensados para cada utilizador, tomando em consideração as suas características individuais, seus conhecimentos e experiências.

Imaginem a seguinte situação: estão a conduzir, em excesso de velocidade e, num painel luminoso da via em que circulam, surge um aviso dizendo que vocês estão em transgressão. Mas, esse aviso surge personalizado, ou seja, com a matrícula do vosso veículo. Assustador, não? Será, certamente, muito mais difícil ignorar esse aviso.

Contudo, este tipo de solução também pode ser aplicada de uma forma maliciosa e brincalhona. Foi o que aconteceu num clube nocturno de Malmo onde, estes displays foram usados para identificar as casas de banho. A imagem exibida, que indicava Homens ou Mulheres, pode ser alterada ao ritmo da entrada e saída dos utilizadores.

Escusado será dizer que ocorreram imensas situações hilariantes, que foram captadas por uma câmara escondida.

Links (2º e 3º vídeos): Ladies and Mens Room Mixup.

Sem comentários: