8 de junho de 2007

50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA





A exposição 50 anos de arte portuguesa, que integra o programa das Comemorações do Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian, é uma iniciativa conjunta do Serviço de Belas-Artes e do Centro de Arte Moderna, com curadoria de Raquel Henriques da Silva, em colaboração com as curadoras - adjuntas Ana Filipa Candeias e Ana Ruivo.

50 anos de arte portuguesa apresenta uma selecção de centena e meia de obras da colecção do Centro de Arte Moderna - José de Azeredo Perdigão escolhidas em articulação com a documentação existente sobre os artistas apoiados, em subsídios e bolsas, pela Fundação desde 1957.
Este cruzamento, colecção e arquivo, permite que as obras de arte possuam um lastro significante, vindo da voz dos seus próprios criadores, através dos seus relatórios de trabalho.

Deste modo, a exposição 50 anos de arte portuguesa pretende ser uma peculiar celebração: a de um intenso convívio entre uma instituição e largas dezenas de artistas - conjunto vasto de autores com elevado reconhecimento na História de Arte Portuguesa - que envolve apreço, mútua dádiva, estabelecimento de novas prioridades e algumas provocações.

Horário:3ªfeira, 4ª feira e Domingo - 10:00 às 18:005ª feira, 6ª feira e Sábado - 10:00 às 22:00

Ver informações detalhadas no site da Fundação:
http://www.gulbenkian.pt/portal/index.html

Sem comentários: