19 de junho de 2007

The elements of user experience

Garrett, Jesse James (2002). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. New Riders Press
ISBN-10:
0735712026 ; ISBN-13: 978-0735712027

É muito frequente, diria mesmo demasiado frequente, sermos confrontados com aplicações e sites de fraca, ou péssima, usabilidade. Como se justifica tal facto, quando tanto tem sido escrito e dito sobre esta área?

A resposta a esta pergunta não é fácil de dar.

Basta navegar um pouco pela blogosfera, ou pelos inúmeros sites dedicados a este tema, para encontrarem relatos de profissionais da usabilidade sobre como é difícil a sua tarefa, de como os seus estudos e recomendações são adulterados, ignorados e até completamente contrariados. Contudo, correndo o risco de não ser exaustiva nas explicações, posso mencionar aquelas razões que são mais óbvias, muito embora sejam inaceitáveis. Arrisco dizer que muitas aplicações são más porque os seus promotores, pura e simplesmente, não reconhecem a importância da usabilidade. Noutros casos, o problema é a pouca vontade/capacidade de pagar pelos serviços de experts e, como já se sabe, o barato sai caro! Depois, na falta de conhecimentos, torna-se complicado distinguir o trigo do joio e acabam a comprar, ainda que barato, maus projectos. Infelizmente, também há aqueles que foram, simplesmente, enganados por pseudo-especialistas, sejam eles engenheiros diplomados dominadores dos complicados códigos de programação ou sejam os vendedores de arranjos florais (pseudo-designers), que oferecem telas multi-coloridas cheias de efeitos especiais mas que não funcionam. Também há casos de lutas intersticiais, entre os diversos responsáveis pelo projecto, que acabam sempre por prejudicar o todo e não beneficiar ninguém a não ser os mais intriguistas. Enfim, nada de novo… Curiosamente, um elemento comum, a toda esta parafernália de explicações e justificação é, no meu entender, a ignorância!

Para lutar contra a ignorância podemos divulgar… divulgar… e divulgar.

Nesse sentido, aqui fica mais uma recomendação de leitura para esta semana: o livro de Jesse James Garrett, “The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web” . Este livro é uma excelente oportunidade para desmistificar o mito de que a usabilidade é um quebra-cabeças tremendamente complexo, que só um batalhão de especialistas, de diferentes valências, conseguirá dominar. O autor aborda o design centrado no utilizador com explicações claras, ilustrações atraentes, focando especialmente as ideias e os conceitos em vez de se concentrar nas ferramentas ou técnicas que, como se sabe, podem não ser acessíveis aos menos entendidos no assunto e afastar, em vez de cativar, os mais renitentes. Nesse sentido, este livro é uma óptima introdução para o desenvolvimento daquilo que se designa por “Web user experience”. Segundo o autor, este livro pretende desenvolver o enquadramento conceptual que ele esboçou com o seu diagrama - The Elements of User Experience (pdf).

Para além do livro, também vale a pena fazer uma visita ao site do Jesse James Garrett, onde poderão encontrar mais detalhes sobre esta obra e muito mais...

Sem comentários: