1 de junho de 2007

Um berço de cartão



Hoje, no dia mundial da criança, quero falar de um produto que me provoca sentimentos contraditórios. Há algum tempo atrás, encontrei esta nova abordagem do tradicional berço. Este produto, concebido pelos designers da Album Di Famiglia, é uma caminha de bebé feita em cartão, com umas rodas.
Devo confessar que, a possibilidade de recorrer a este material, para este efeito, apenas me ocorreria de forma muito remota. Sem ver o produto, eu poderia pensar que esta era uma solução imaginada para os filhos dos sem-abrigo das nossas cidades, ou, para os mais desfavorecidos do mundo. Mas não é. Esta solução é para aqueles que desejam ser diferentes, originais e/ou excêntricos. Tenho que admitir que, a este nível, oferece algumas possibilidades curiosas como, e destaco, a possibilidade de ser individualizada, ou personalizada, através de pinturas, de desenhos, ou de outras intervenções menos artísticas. E quanto a estas últimas, surgem as minhas dúvidas, de salientar as nódoas, os resíduos, um descuidado chichi, a erosão provocada pelo tempo e pelo uso. Já para não falar do que acontecerá se, a criança descobrir que o cartão é óptimo para por na boca e, assim, tentar aliviar o desconforto das gengivas durante o rompimento dos primeiros dentes… Ainda poderia falar da reduzida altura do berço, que irá provocar uma postura extremamente curvada nos pais. Ou da fragilidade do berço, como estrutura, em caso da queda de um objecto pesado. Mas, talvez estes aspectos menos positivos possam ser suplantados por vantagens como a facilidade de transporte, de armazenamento e de montagem. Ou talvez não…

Muito embora esteja assegurada a segurança e o conforto, adequados a uma cama de bebé, eu fiquei dividida entre a inovação e a tradição, entre a funcionalidade e a especulação… Também não sei se gostaria de ter de admitir, um dia mais tarde, que a minha primeira cama havia sido de cartão ;)

Disponível para compra on-line no site da Little Fashion Gallery.

Sem comentários: