27 de junho de 2006

A arte e o cérebro Humano

Solso, Robert L. (2003), The Psychology of Art and the Evolution of the Conscious Brain. The MIT Press.
ISBN: 0262194848

De que forma evoluiu o cérebro humano para podermos fazer e apreciar a arte?

A resposta a esta pergunta interessa a todos os criativos, de todas as áreas artísticas...
Podemos obter algumas respostas científicas, a esta questão, neste livro da autoria de um conceituado professor e investigador da psicologia cognitiva, da Universidade do Nevada, Reno -Robert Solso.

Tendo por base o seu anterior livro “Cognition and the Visual Arts”, Solso apresenta esta nova obra onde nos explica como se processou o desenvolvimento do cérebro e dos principais mecanismos da consciência. Entre os mecanismos mais importantes destaca-se a capacidade de imaginar objectos que não existem. Sem esta capacidade não seríamos criativos nem poderíamos percepcionar grande parte das obras de arte.

Neste livro podemos compreender a sequência neurológica, perceptiva e cognitiva que é posta em marcha durante a interacção com a arte. Segundo Solso, existem 2 processos distintos na fruição da arte: a percepção inatista – a sincronização do aparelho visual e do cérebro que transforma a energia electromagnética em sinais neurológicos e a percepção directa – que implica a história pessoal, o conhecimento e as expectativas individuais. Outros aspectos curiosos, como os aspectos neurológicos relacionados com a percepção dos rostos humanos, as ilusões visuais e o uso da perspectiva também são abordados neste livro.
São usadas bastantes ilustrações de diversas obras de arte para ajudar a entender as explicações teóricas.

Índice de conteúdos: Art… a Tutorial; Art and the Rise of Consciousness; Art and Evolution; Art and Vision; Art and the Brain; About the Face; Illusions: Sensory, Cognitive and Artistic; Perspective: The Art of Illusion; Art and Schemata.

Sem comentários: