12 de junho de 2006

Design ergonómico de um violino


A finalista de design (e ex-violinista) Tricia Ho,
da Faculty of the Built Environment
ganhou os prémios Gold Australian Design Award e Dyson Student Award de 2006 com o seu "Ergonomic Violin”.

Esta proposta consiste num violino eléctrico, composto por diversas partes, que permite ao utilizador "costumizar" (personalizar) o seu instrumento, de forma a adaptá-lo ás suas características anatómicas e ás suas estratégias de desempenho. Esta adaptação versátil permite uma redução das lesões músculo esqueléticas, que afectam sobretudo as regiões dos ombros e pescoço dos violinistas, que um instrumento tradicional nunca alcançaria. Graças ao design ergonómico de um auto-apoio este violino permite ao violinista tocar sem ter de agarrar o violino debaixo do queixo.



Para conceber este violino foram escolhidos materiais como a fibra de carbono, para o corpo rígido, e polímeros com memória, Veriflex, nas zonas adaptáveis. Estes polímeros, que podem ser moldados a uma temperatura de 60º, permitem ao utilizador encontrar a forma que mais se adequa ao seu perfil. Para modelar os componentes basta colocá-los alguns minutos numa vulgar máquina de lavar loiça. Podendo ser remodelados as vezes que se desejar.

Considero este projecto um exemplo fantástico de bom design. Não só porque resolve os aspectos ergonómicos, mas também porque é arrojado na escolha dos materiais e na forma como lida com os aspectos estéticos do objecto, apresentando linhas modernas e arrojadas.
Muito bom!!!

Sem comentários: