20 de junho de 2006

Biomecânica Ocupacional

Chaffin, D. B., Andersson, G. B. J. & Martin. B. J., (2006), Occupational Biomechanics. 4ª edição. Wiley-Interscience.
ISBN: 0471723436

ou em Português (do Brasil)

Chaffin, D. B., Andersson, G. B. J. & Martin. B. J., (2001), Biomecânica Ocupacional. Tradução da 3ª edição Norte Americana. Belo Horizonte: Ergo Editora

Na minha opinião, este livro é um recurso muito valioso para todos os interessados na ergonomia física. A sua 4ª edição foi totalmente revista e actualizada, incluindo os conhecimentos mais recentes das pesquisas sobre lesões músculo-esqueléticas, novas técnicas de avaliação e parâmetros biomecânicos de referência. Nele podemos encontrar uma espécie de resumo das principais descobertas, dos últimos anos, na área da biomecânica ocupacional aplicada às mais diversas situações de trabalho. A sua linguagem é bastante acessível e explícita, apoiada por mais de 200 ilustrações e imensos exemplos.

Como o nome indica, o livro aborda a biomecânica ocupacional. A biomecânica utiliza leis da física e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vários segmentos corpóreos e forças que agem sobre estas partes do corpo durante actividades normais da vida diária. É uma ciência multidisciplinar que requer a combinação dos conhecimentos das ciências físicas e da engenharia com as ciências biológicas e comportamentais. Existem diversas aplicações da biomecânica, como a biomecânica desportiva e artística, entre outras.
Ao design e à ergonomia interessa a biomecânica ocupacional, que é a disciplina que se ocupa do estudo da interacção física do Homem com as ferramentas, máquinas materiais e equipamentos, a fim de aumentar o desempenho e, em simultâneo, reduzir o esforço e os riscos de distúrbios músculo esqueléticos. Esta é uma disciplina aplicada, no âmbito da biomecânica geral.

Eu recomendo este livro a todos os designers, independentemente da sua área de especialização, pois todos devemos ter noção dos factores que afectam o nosso corpo. Se o indivíduo for sujeito a uma carga de trabalho físico, ou stress biomecânico, elevado podem ocorrer lesões graves e incapacitantes, decorrentes de uma deterioração gradual dos tecidos ao longo de semanas, meses e anos. As estatísticas revelam que a causa mais comum de lesão é a combinação de trauma por impacto e esforço excessivo.
Para evitar a ocorrência de desconforto, lesão ou trauma, o designer deve possuir conhecimentos sobre a biomecânica ocupacional para o entendimento do mecanismo da lesão. Só dessa forma, em colaboração com o ergonomista, poderá traçar estratégias de prevenção, que incluem a concepção de espaços de trabalho e de equipamentos, que respeitem a capacidade de trabalho Humana e permitam o desempenho seguro das suas tarefas.

Obviamente, para os designers de produto este livro devia ser obrigatório.

Alguns dos temas abordados no livro:
Biomecânica Ocupacional como especialidade; Estrutura e Funcionamento do sistema músculo-esquelético; Antropometria em Biomecânica Ocupacional; Avaliação da capacidade Mecânica para o trabalho; Bio instrumentação para a Biomecânica Ocupacional; Modelos em Biomecânica Ocupacional; Métodos de classificação e avaliação do trabalho manual; Limites para o manuseio de cargas; Directrizes para o trabalho na posição sentada; Considerações biomecânicas no projecto de painéis de controlo de máquinas e de postos de trabalho; Directrizes para o projecto de ferramentas manuais; Directrizes para a vibração segmentar e de corpo inteiro; Considerações sobre selecção e treino de trabalhadores e equipamentos de protecção individual.

Sem comentários: