9 de junho de 2006

Blob, um telefone especial


O Blob não é apenas um telemóvel, é um telefone móvel muito especial que, graças ás suas características, pode ser usado como um dispositivo pessoal de acompanhamento e vigilância. Está indicado para crianças, idosos, pessoas com deficiências mas, também pode ser usado pelas empresas no controlo dos seus colaboradores :(

O Blob usa a nova tecnologia Super LSB (Location Based Services) que permite a localização do aparelho em qualquer lugar, sem limites de alcance. O aparelho ainda possui uma frequência rádio, um sensor sonoro e 3 botões com números pré-programados que ligam o utilizador a casa, ao trabalho ou a qualquer outro lugar pré-definido. Um 4º botão liga directamente ao Easy Track's Information Service Center que, por sua vez, liga imediatamente para os serviços de emergência.

Este dispositivo permite, ás pessoas com problemas de memória, ligar para familiares ou profissionais de saúde sem ter de decorar os números. Se se perderem podem ser facilmente encontrados por via electrónica ou frequência rádio. Também pode ser programado para alertar para a hora da toma de medicação. Para pais preocupados com a localização dos filhos, pode ser usado para monitorizar os miúdos directamente pela Internet.

A usabilidade dos equipamentos actuais tornou-se um caso sério. Aquilo que se fazia com 1 botão faz-se hoje com 10. Para fazer uma chamada bastava marcar o número e para receber uma chamada bastava apenas levantar o auscultador… Porém, o Blob é um excelente exemplo de simplificação do interface. É mais simples do que um telemóvel convencional, possui novos recursos mas é mais fácil de usar.

Os equipamentos devem ser de uso tão intuitivo que nem devia ser necessário consultar o manual de instruções. As formas simples do Blob não remetem para os produtos hightech e talvez por isso não assuste os utilizadores menos familiarizados com a tecnologia.
O Blob estará disponível, no Brasil, apartir de Agosto de 2006.

Sem comentários: